• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#63268
  • Segundo o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis. Entretanto, diversos bichos são empregados em experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos. Ademais, a relevância de tais seres vivos, no decorrer dos anos, apresentou queda em ambientes domésticos e públicos, visto que notícias sobre maus-tratos e abandono se tornaram recorrentes. Portanto, é necessário avaliar as consequências dessa temática, em especial na sociedade brasileira.

    Diante disso, o termo especismo caracteriza que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores. Frente a isso, no mundo contemporâneo, o processo de descobrir e de desenvolver produtos inovadores, parte da utilização de animais nas pesquisas científicas, visto que os acadêmicos entendem que somente por meio deles é possível validar a segurança e a possibilidade de uso em humanos. Além disso, apesar do progresso tecnológico, são poucas as alternativas viáveis sem utilização dos bichos, já que a falta de interação de uma substância teste com um organismo vivo pode atrapalhar os resultados. Logo, é visível a necessidade de desenvolvimento na padronização de métodos substitutivos, sem uso de animais.

    Além do mais, no ano de 2018, um segurança da empresa Carrefour espancou um cachorro até a morte, nos arredores da loja, situada em Osasco. Além disto, o fato citado evidencia a difícil situação que alguns seres vivos vivem, porém, outras negligências são presentes nos meios sociais, como a venda e o abandono de animais de forma ilegal. Perante a isso, o uso do animal como forma de objeto ou até mesmo a sua matança e a retirada de seu habitat natural demonstram o quanto o ser humano ameaça a perpetuação silvestre e o equilíbrio da fauna. Sendo assim, os animais vêm sendo diariamente desrespeitados na sua integridade física, evidenciando a discordância ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a qual condena a crueldade contra o animal.

    Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar os maus-tratos aos animais, em evidência no Brasil. Dessa maneira, cabe ao IBAMA e as ONGs de proteção animal desenvolverem, por meio de políticas públicas e de projetos sociais publicados nas mídias de massa, campanhas que agreguem maior ajuda de voluntários e doações de dinheiro, alimentos, itens de limpeza. De forma que, será possível intensificar o combate e qualificar os cuidados aos bichos já resgatados. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á referência na conservação da vida dos seres silvestres e dos domésticos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#63278
Jonatahpfg escreveu:@Ashiley @eurodrigo
Pode deixar, Jonatah! Adicionada à minha lista. Abs. ;)
#63614
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Jonatahpfg
➜ Tema: COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
Segundo o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis. Entretanto (produção do repertório), diversos bicho (sinônimo)s são empregados em (melhorável; sujeitados a) experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos. Ademais (adição), a relevância (Como assim relevância? Qualidade de vida? Especifique!) de tais seres vivos, no decorrer dos anos, apresentou queda em ambientes domésticos e públicos, ¹visto que notícias sobre maus-tratos e abandono se tornaram recorrentes. Portanto (conclusão), ²é necessário avaliar as consequências dessa temática, em especial na sociedade brasileira. (ausência de argumentos antecipados)
Comentários
➜ A introdução está bacana, porém, melhorável. Não há a presença de um dos delimitadores temáticos; não há os argumentos antecipados; o posicionamento está um pouco genérico, porém, há uma tese (por mais que rasa). Leia atentamente as observações abaixo, note os seus erros e busque melhorar esse tipo de construção inicial. Ok? :D
➜ ¹ Por que essas notícias se tornaram recorrentes? Quais as causas? Como o problema dos maus-tratos acontecem? O corretor sabe que há o problema (até porque, o próprio tema já traz essa afirmação), porém precisa que você contextualize-o para, assim, defender um posicionamento. Atente-se a isso!
➜ ² O tema possui "combate" como delimitador, ou seja, a sua abordagem precisa girar em torno disso. De todo modo, você, provavelmente, ressaltará esse combate nos desenvolvimentos, mas lembre-se: é necessário pontuar o termo na introdução, bem como antecipar os seus argumentos 1 e 2, para o D1 e o D2, respectivamente. Isso, além de comprovar a existência de um plano de texto, clareia aquilo que você deseja passar. Atenção! Ok?

Espelho - Desenvolvimento 1
Diante disso, (C2; argumento 1 não introduzido) o termo especismo caracteriza que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores (definição). Frente a isso, no mundo contemporâneo, o processo de descobrir e de desenvolver produtos inovadores, (retirar) parte da utilização de animais nas pesquisas científicas, visto que os acadêmicos entendem que somente por meio deles é possível validar a segurança e a possibilidade de uso em humanos. Além disso, apesar do progresso tecnológico, são poucas as alternativas viáveis sem utilização dos bichos, ¹já que a falta de interação de uma substância teste com um organismo vivo pode atrapalhar os resultados . Logo, é visível a necessidade de desenvolvimento na padronização de métodos substitutivos, sem uso de animais (antecipação da proposta/finalização - OK).
Comentários
➜ Esse repertório está mediano. Você retoma o seu posicionamento (utilização de animais para testes) introduzido no parágrafo anterior, porém, não abrange e contextualiza o mesmo, focando apenas na necessidade de usar os bichos como ferramentas em ambos os períodos. Logo, o desenvolvimento torna-se genérico, afinal, as informações parecem estarem limitadas - o que evidencia uma falha no plano de texto. Atente-se a isso!
➜ ¹ Você ressaltou a mesma ideia de extrema necessidade dos animais para os testes científicos logo acima. Não repita o seu material argumentativo duas vezes no mesmo desenvolvimento. É necessário pontuar, pelo menos, dois argumentos no parágrafo: um que produza o repertório e outro de autoria. Por isso, você pode ter a sua C2, bem como a C3 prejudicada. Atente-se a isso!

Espelho - Desenvolvimento 2
Além do mais, no ano de 2018, um segurança da empresa Carrefour espancou um cachorro até a morte, (retirar) nos arredores da loja, situada em Osasco. ¹Além disto (uso sem nexo), o fato citado evidencia a difícil situação que alguns seres vivos vivem (redundância; substituir vivem por enfrentam), porém, outras (Agora sim! Para dar ideia de adição, poderia pôr: porém, além disso, outras...) negligências são presentes nos meios sociais, como a venda e o abandono de animais de forma ilegal. Perante a isso, o uso do animal como forma de objeto ou até mesmo a sua matança e a (Para evitar a repetição do e, substitua por: a retirada de seu habitat natural demonstram o quanto o ser humano ameaça a perpetuação silvestre e o equilíbrio da fauna. Sendo assim, os animais vêm sendo diariamente desrespeitados na sua integridade física, evidenciando a discordância ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a qual condena a crueldade contra o animal.
Comentários
➜ ¹ Evite utilizar dois ou mais operadores que trabalhem com a mesma ideia de conexão. Ademais, nesse momento, o "Além disto" não cabe. Note que você usa-o e, em seguida, traz uma ideia de contextualização do fato. Logo, deveria ter sido utilizado um conectivo de retomada; exemplo: Nesse sentido; Diante disso...




Espelho - Conclusão
Portanto, é dever do Estado garantir a segurança e o bem estar social das mulheres. De forma que, criem leis nas quais coloquem os agressores em prisão por tempo indeterminado, fazendo assim com que os mesmos sejam punidos por seus atos e atrocidades. E com isso o Estado deve garantir que as vítimas tenha suporte de saúde e segurança, para se tratar e estar em segurança sem medo dentro da sociedade.
Comentários





Avaliação final
Comentários



Nota
➜ C1 ()
Justificativa:
➜ C2 ()
Justificativa:
➜ C3 ()
Justificativa:
➜ C4 ()
Justificativa:
➜ C5 ()
Justificativa:
#63615
eurodrigo escreveu:Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Jonatahpfg
➜ Tema: COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
Segundo o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis. Entretanto (produção do repertório), diversos bicho (sinônimo)s são empregados em (melhorável; sujeitados a) experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos. Ademais (adição), a relevância (Como assim relevância? Qualidade de vida? Especifique!) de tais seres vivos, no decorrer dos anos, apresentou queda em ambientes domésticos e públicos, ¹visto que notícias sobre maus-tratos e abandono se tornaram recorrentes. Portanto (conclusão), ²é necessário avaliar as consequências dessa temática, em especial na sociedade brasileira. (ausência de argumentos antecipados)
Comentários
➜ A introdução está bacana, porém, melhorável. Não há a presença de um dos delimitadores temáticos; não há os argumentos antecipados; o posicionamento está um pouco genérico, porém, há uma tese (por mais que rasa). Leia atentamente as observações abaixo, note os seus erros e busque melhorar esse tipo de construção inicial. Ok? :D
➜ ¹ Por que essas notícias se tornaram recorrentes? Quais as causas? Como o problema dos maus-tratos acontecem? O corretor sabe que há o problema (até porque, o próprio tema já traz essa afirmação), porém precisa que você contextualize-o para, assim, defender um posicionamento. Atente-se a isso!
➜ ² O tema possui "combate" como delimitador, ou seja, a sua abordagem precisa girar em torno disso. De todo modo, você, provavelmente, ressaltará esse combate nos desenvolvimentos, mas lembre-se: é necessário pontuar o termo na introdução, bem como antecipar os seus argumentos 1 e 2, para o D1 e o D2, respectivamente. Isso, além de comprovar a existência de um plano de texto, clareia aquilo que você deseja passar. Atenção! Ok?

Espelho - Desenvolvimento 1
Diante disso, (C2; argumento 1 não introduzido) o termo especismo caracteriza que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores (definição). Frente a isso, no mundo contemporâneo, o processo de descobrir e de desenvolver produtos inovadores, (retirar) parte da utilização de animais nas pesquisas científicas, visto que os acadêmicos entendem que somente por meio deles é possível validar a segurança e a possibilidade de uso em humanos. Além disso, apesar do progresso tecnológico, são poucas as alternativas viáveis sem utilização dos bichos, ¹já que a falta de interação de uma substância teste com um organismo vivo pode atrapalhar os resultados . Logo, é visível a necessidade de desenvolvimento na padronização de métodos substitutivos, sem uso de animais (antecipação da proposta/finalização - OK).
Comentários
➜ Esse repertório está mediano. Você retoma o seu posicionamento (utilização de animais para testes) introduzido no parágrafo anterior, porém, não abrange e contextualiza o mesmo, focando apenas na necessidade de usar os bichos como ferramentas em ambos os períodos. Logo, o desenvolvimento torna-se genérico, afinal, as informações parecem estarem limitadas - o que evidencia uma falha no plano de texto. Atente-se a isso!
➜ ¹ Você ressaltou a mesma ideia de extrema necessidade dos animais para os testes científicos logo acima. Não repita o seu material argumentativo duas vezes no mesmo desenvolvimento. É necessário pontuar, pelo menos, dois argumentos no parágrafo: um que produza o repertório e outro de autoria. Por isso, você pode ter a sua C2, bem como a C3 prejudicada. Atente-se a isso!

Espelho - Desenvolvimento 2
Além do mais, no ano de 2018, um segurança da empresa Carrefour espancou um cachorro até a morte, (retirar) nos arredores da loja, situada em Osasco. ¹Além disto (uso sem nexo), o fato citado evidencia a difícil situação que alguns seres vivos vivem (redundância; substituir vivem por enfrentam), porém, outras (Agora sim! Para dar ideia de adição, poderia pôr: porém, além disso, outras...) negligências são presentes nos meios sociais, como a venda e o abandono de animais de forma ilegal. Perante a isso, o uso do animal como forma de objeto ou até mesmo a sua matança e a (Para evitar a repetição do e, substitua por: a retirada de seu habitat natural demonstram o quanto o ser humano ameaça a perpetuação silvestre e o equilíbrio da fauna. Sendo assim, os animais vêm sendo diariamente desrespeitados na sua integridade física, evidenciando a discordância ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a qual condena a crueldade contra o animal.
Comentários
➜ ¹ Evite utilizar dois ou mais operadores que trabalhem com a mesma ideia de conexão. Ademais, nesse momento, o "Além disto" não cabe. Note que você usa-o e, em seguida, traz uma ideia de contextualização do fato. Logo, deveria ter sido utilizado um conectivo de retomada; exemplo: Nesse sentido; Diante disso...




Espelho - Conclusão
Portanto, é dever do Estado garantir a segurança e o bem estar social das mulheres. De forma que, criem leis nas quais coloquem os agressores em prisão por tempo indeterminado, fazendo assim com que os mesmos sejam punidos por seus atos e atrocidades. E com isso o Estado deve garantir que as vítimas tenha suporte de saúde e segurança, para se tratar e estar em segurança sem medo dentro da sociedade.
Comentários





Avaliação final
Comentários



Nota
➜ C1 ()
Justificativa:
➜ C2 ()
Justificativa:
➜ C3 ()
Justificativa:
➜ C4 ()
Justificativa:
➜ C5 ()
Justificativa:

Ooooh, Meu Deus! Ignore essa correção, @Jonatahpfg. Apertei sem querer em 'Enviar' no meio do processo. :oops:

Considere a completa que irei enviar abaixo:
#63621
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Jonatahpfg
➜ Tema: COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
Segundo o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis. Entretanto (produção do repertório), diversos bichos (sinônimo) são empregados em (melhorável; sujeitados a) experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos. Ademais (adição), a relevância (Como assim relevância? Qualidade de vida? Especifique!) de tais seres vivos, no decorrer dos anos, apresentou queda em ambientes domésticos e públicos, ¹visto que notícias sobre maus-tratos e abandono se tornaram recorrentes. Portanto (conclusão), ²é necessário avaliar as consequências dessa temática, em especial na sociedade brasileira. (ausência de argumentos antecipados)
Comentários
➜ A introdução está bacana, porém, melhorável. Não há a presença de um dos delimitadores temáticos; não há os argumentos antecipados; o posicionamento está um pouco genérico, porém, há uma tese (por mais que rasa). Leia atentamente as observações abaixo, note os seus erros e busque melhorar esse tipo de construção inicial. Ok? :D
➜ ¹ Por que essas notícias se tornaram recorrentes? Quais as causas? Como o problema dos maus-tratos acontecem? O corretor sabe que há o problema (até porque, o próprio tema já traz essa afirmação), porém precisa que você contextualize-o para, assim, defender um posicionamento. Atente-se a isso!
➜ ² O tema possui "combate" como delimitador, ou seja, a sua abordagem precisa girar em torno disso. De todo modo, você, provavelmente, ressaltará esse combate nos desenvolvimentos, mas lembre-se: é necessário pontuar o termo na introdução, bem como antecipar os seus argumentos 1 e 2, para o D1 e o D2, respectivamente. Isso, além de comprovar a existência de um plano de texto, clareia aquilo que você deseja passar. Atenção! Ok?

Espelho - Desenvolvimento 1
Diante disso, (C2; argumento 1 não introduzido) o termo especismo caracteriza que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores (definição). Frente a isso, no mundo contemporâneo, o processo de descobrir e de desenvolver produtos inovadores, (retirar) parte da utilização de animais nas pesquisas científicas, visto que os acadêmicos entendem que somente por meio deles é possível validar a segurança e a possibilidade de uso em humanos. Além disso, apesar do progresso tecnológico, são poucas as alternativas viáveis sem utilização dos bichos, ¹já que a falta de interação de uma substância teste com um organismo vivo pode atrapalhar os resultados . Logo, é visível a necessidade de desenvolvimento na padronização de métodos substitutivos, sem uso de animais (antecipação da proposta/finalização - OK).
Comentários
➜ Esse repertório está mediano. Você retoma o seu posicionamento (utilização de animais para testes) introduzido no parágrafo anterior, porém, não abrange e contextualiza o mesmo, focando apenas na necessidade de usar os bichos como ferramentas em ambos os períodos. Logo, o desenvolvimento torna-se genérico, afinal, as informações parecem estarem limitadas - o que evidencia uma falha no plano de texto. Atente-se a isso!
➜ ¹ Você ressaltou a mesma ideia de extrema necessidade dos animais para os testes científicos logo acima. Não repita o seu material argumentativo duas vezes no mesmo desenvolvimento. É necessário pontuar, pelo menos, dois argumentos no parágrafo: um que produza o repertório e outro de autoria. Por isso, você pode ter a sua C2, bem como a C3 prejudicada. Atente-se a isso!

Espelho - Desenvolvimento 2
Além do mais, (C2; argumento 2 não introduzido) no ano de 2018, um segurança da empresa Carrefour espancou um cachorro até a morte, (retirar) nos arredores da loja, situada em Osasco. ¹Além disto (uso sem nexo), o fato citado evidencia a difícil situação que alguns seres vivos vivem (redundância; substituir vivem por enfrentam), porém, outras (Agora sim! Para dar ideia de adição, poderia pôr: porém, além disso, outras...) negligências são presentes nos meios sociais, como a venda e o abandono de animais de forma ilegal. Perante a isso, o uso do animal como forma de objeto ou até mesmo a sua matança e a (para evitar a repetição do e, substitua por: a sua matança, bem como a...) retirada de seu habitat natural demonstram o quanto o ser humano ameaça a perpetuação silvestre e o equilíbrio da fauna. Sendo assim, os animais vêm sendo diariamente desrespeitados na sua integridade física, evidenciando a discordância ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a qual condena a crueldade contra o animal (repertório complementar)².
Comentários
➜ Esse desenvolvimento está melhor do que o anterior. Você trouxe um bom repertório, bem como, ao final, um interessante material complementar; evidenciou o seu ponto de vista e contextualizou o seu posicionamento. Entretanto, o parágrafo é melhorável... então, atente-se aos comentários deixados no espelho (cuidado com as repetições desnecessárias), além, é claro, deste:
➜ ¹ Evite utilizar dois ou mais operadores que trabalhem com a mesma ideia de conexão. Ademais, nesse momento, o "Além disto" não cabe. Note que você usa-o e, em seguida, traz uma ideia de contextualização do fato. Logo, deveria ter sido utilizado um conectivo de retomada; exemplo: Nesse sentido; Diante disso...

Espelho - Conclusão
Em suma (resumo), medidas devem ser tomadas para erradicar os maus-tratos aos animais, em evidência no Brasil (retomada da problemática - OK). Dessa maneira, cabe ao IBAMA e as (às) ONGs de proteção animal (AGENTES) desenvolverem (AÇÃO), por meio (MEIO DA AÇÃO) de políticas públicas e de projetos sociais publicados nas mídias de massa, campanhas que agreguem (FINALIDADE DA AÇÃO) maior ajuda de voluntários e doações de dinheiro, alimentos, itens de limpeza. De forma que (melhorável! Substitua por: Dessa maneira; Desse modo...), será possível intensificar o combate e qualificar os cuidados aos bichos já resgatados (EFEITO DA AÇÃO). Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á referência na conservação da vida dos seres silvestres e dos domésticos (efeito da proposta - OK/ausência de retomada de repertório).
Comentários
➜ Boa conclusão! Entretanto, senti falta de um detalhamento claro em relação a algum elemento da proposta. De todo modo, 4 dos 5 recursos foram utilizados, então, parabéns! Atente-se apenas à pontuação de detalhes mais evidentes para o corretor. Ok? :D

Avaliação final
Comentários
➜ Como eu já havia dito em outra redação, você possui um bom domínio em relação à dissertação-argumentativa. Entretanto, há ainda o que melhorar a respeito, principalmente, da organização de ideias e argumentos. Nesse tema em específico, notei que a sua abordagem está bem específica e limitada, o que causou repetições e redundâncias de posicionamentos - algo que não deve acontecer. Portanto, recomendo que estude diretamente os eixos temáticos gerais para, assim, construir, desde já, um bom armazenamento de ferramentas e opiniões diversas. Fora isso, o seu texto está massa! Atente-se a todos os comentários e busque corrigir os seus erros. Beleza? ;)

Nota
➜ C1 (200)
Justificativa: de acordo com a norma de correção ENEM, a partir de 2 erros naturalmente diferentes, o corretor pode reduzir a C1 ao nível 4. Entretanto, como os seus desvios foram mínimos e talvez, a depender do corretor, não perceptíveis (fora a crase, claro), vou mantê-la no nível 5. Ok? ^^
➜ C2 (140)
Justificativa: por conta da ausência da ferramentas que comprovem o plano de texto, bem como a não total clareza da tese, a depender do corretor, a sua C2 pode variar entre o nível 3 e 4. Por isso, então, os 140 pontos.
➜ C3 (140)
Justificativa: seguindo o mesmo caminho da C2, a C3 avalia a, segundo a cartilha, "seleção, relação, organização e interpretação de informações, além de fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista", então, como houve repetições de posicionamentos e uma não variedade de argumentos, a sua C3 varia, também, entre o nível 3 e 4, ou seja, 140 pontos.
➜ C4 (160)
Justificativa: os operadores argumentativos foram bem utilizados, apenas com poucas exceções. Porém, o real motivo da não maximização é a constante repetição desnecessária de termos e conectivos, o que torna a leitura do texto cansativa e não fluida, além de limitada. Por isso, a sua C4 foi reduzida ao nível 4. Ok?
➜ C5 (160)
Justificativa: agente? Ok! Ação? Ok! Meio da ação? Ok! Finalidade e efeito da ação? Ok! Detalhamento? Puts... error! A ausência de um dos elementos (no caso, o detalhamento) faz com que a sua C5 seja reduzida ao nível 4. Ok?
#63622
eurodrigo escreveu:Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Jonatahpfg
➜ Tema: COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
Segundo o artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis. Entretanto (produção do repertório), diversos bichos (sinônimo) são empregados em (melhorável; sujeitados a) experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos. Ademais (adição), a relevância (Como assim relevância? Qualidade de vida? Especifique!) de tais seres vivos, no decorrer dos anos, apresentou queda em ambientes domésticos e públicos, ¹visto que notícias sobre maus-tratos e abandono se tornaram recorrentes. Portanto (conclusão), ²é necessário avaliar as consequências dessa temática, em especial na sociedade brasileira. (ausência de argumentos antecipados)
Comentários
➜ A introdução está bacana, porém, melhorável. Não há a presença de um dos delimitadores temáticos; não há os argumentos antecipados; o posicionamento está um pouco genérico, porém, há uma tese (por mais que rasa). Leia atentamente as observações abaixo, note os seus erros e busque melhorar esse tipo de construção inicial. Ok? :D
➜ ¹ Por que essas notícias se tornaram recorrentes? Quais as causas? Como o problema dos maus-tratos acontecem? O corretor sabe que há o problema (até porque, o próprio tema já traz essa afirmação), porém precisa que você contextualize-o para, assim, defender um posicionamento. Atente-se a isso!
➜ ² O tema possui "combate" como delimitador, ou seja, a sua abordagem precisa girar em torno disso. De todo modo, você, provavelmente, ressaltará esse combate nos desenvolvimentos, mas lembre-se: é necessário pontuar o termo na introdução, bem como antecipar os seus argumentos 1 e 2, para o D1 e o D2, respectivamente. Isso, além de comprovar a existência de um plano de texto, clareia aquilo que você deseja passar. Atenção! Ok?

Espelho - Desenvolvimento 1
Diante disso, (C2; argumento 1 não introduzido) o termo especismo caracteriza que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies de animais por considerá-las inferiores (definição). Frente a isso, no mundo contemporâneo, o processo de descobrir e de desenvolver produtos inovadores, (retirar) parte da utilização de animais nas pesquisas científicas, visto que os acadêmicos entendem que somente por meio deles é possível validar a segurança e a possibilidade de uso em humanos. Além disso, apesar do progresso tecnológico, são poucas as alternativas viáveis sem utilização dos bichos, ¹já que a falta de interação de uma substância teste com um organismo vivo pode atrapalhar os resultados . Logo, é visível a necessidade de desenvolvimento na padronização de métodos substitutivos, sem uso de animais (antecipação da proposta/finalização - OK).
Comentários
➜ Esse repertório está mediano. Você retoma o seu posicionamento (utilização de animais para testes) introduzido no parágrafo anterior, porém, não abrange e contextualiza o mesmo, focando apenas na necessidade de usar os bichos como ferramentas em ambos os períodos. Logo, o desenvolvimento torna-se genérico, afinal, as informações parecem estarem limitadas - o que evidencia uma falha no plano de texto. Atente-se a isso!
➜ ¹ Você ressaltou a mesma ideia de extrema necessidade dos animais para os testes científicos logo acima. Não repita o seu material argumentativo duas vezes no mesmo desenvolvimento. É necessário pontuar, pelo menos, dois argumentos no parágrafo: um que produza o repertório e outro de autoria. Por isso, você pode ter a sua C2, bem como a C3 prejudicada. Atente-se a isso!

Espelho - Desenvolvimento 2
Além do mais, (C2; argumento 2 não introduzido) no ano de 2018, um segurança da empresa Carrefour espancou um cachorro até a morte, (retirar) nos arredores da loja, situada em Osasco. ¹Além disto (uso sem nexo), o fato citado evidencia a difícil situação que alguns seres vivos vivem (redundância; substituir vivem por enfrentam), porém, outras (Agora sim! Para dar ideia de adição, poderia pôr: porém, além disso, outras...) negligências são presentes nos meios sociais, como a venda e o abandono de animais de forma ilegal. Perante a isso, o uso do animal como forma de objeto ou até mesmo a sua matança e a (para evitar a repetição do e, substitua por: a sua matança, bem como a...) retirada de seu habitat natural demonstram o quanto o ser humano ameaça a perpetuação silvestre e o equilíbrio da fauna. Sendo assim, os animais vêm sendo diariamente desrespeitados na sua integridade física, evidenciando a discordância ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a qual condena a crueldade contra o animal (repertório complementar)².
Comentários
➜ Esse desenvolvimento está melhor do que o anterior. Você trouxe um bom repertório, bem como, ao final, um interessante material complementar; evidenciou o seu ponto de vista e contextualizou o seu posicionamento. Entretanto, o parágrafo é melhorável... então, atente-se aos comentários deixados no espelho (cuidado com as repetições desnecessárias), além, é claro, deste:
➜ ¹ Evite utilizar dois ou mais operadores que trabalhem com a mesma ideia de conexão. Ademais, nesse momento, o "Além disto" não cabe. Note que você usa-o e, em seguida, traz uma ideia de contextualização do fato. Logo, deveria ter sido utilizado um conectivo de retomada; exemplo: Nesse sentido; Diante disso...

Espelho - Conclusão
Em suma (resumo), medidas devem ser tomadas para erradicar os maus-tratos aos animais, em evidência no Brasil (retomada da problemática - OK). Dessa maneira, cabe ao IBAMA e as (às) ONGs de proteção animal (AGENTES) desenvolverem (AÇÃO), por meio (MEIO DA AÇÃO) de políticas públicas e de projetos sociais publicados nas mídias de massa, campanhas que agreguem (FINALIDADE DA AÇÃO) maior ajuda de voluntários e doações de dinheiro, alimentos, itens de limpeza. De forma que (melhorável! Substitua por: Dessa maneira; Desse modo...), será possível intensificar o combate e qualificar os cuidados aos bichos já resgatados (EFEITO DA AÇÃO). Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á referência na conservação da vida dos seres silvestres e dos domésticos (efeito da proposta - OK/ausência de retomada de repertório).
Comentários
➜ Boa conclusão! Entretanto, senti falta de um detalhamento claro em relação a algum elemento da proposta. De todo modo, 4 dos 5 recursos foram utilizados, então, parabéns! Atente-se apenas à pontuação de detalhes mais evidentes para o corretor. Ok? :D

Avaliação final
Comentários
➜ Como eu já havia dito em outra redação, você possui um bom domínio em relação à dissertação-argumentativa. Entretanto, há ainda o que melhorar a respeito, principalmente, da organização de ideias e argumentos. Nesse tema em específico, notei que a sua abordagem está bem específica e limitada, o que causou repetições e redundâncias de posicionamentos - algo que não deve acontecer. Portanto, recomendo que estude diretamente os eixos temáticos gerais para, assim, construir, desde já, um bom armazenamento de ferramentas e opiniões diversas. Fora isso, o seu texto está massa! Atente-se a todos os comentários e busque corrigir os seus erros. Beleza? ;)

Nota
➜ C1 (200)
Justificativa: de acordo com a norma de correção ENEM, a partir de 2 erros naturalmente diferentes, o corretor pode reduzir a C1 ao nível 4. Entretanto, como os seus desvios foram mínimos e talvez, a depender do corretor, não perceptíveis (fora a crase, claro), vou mantê-la no nível 5. Ok? ^^
➜ C2 (140)
Justificativa: por conta da ausência da ferramentas que comprovem o plano de texto, bem como a não total clareza da tese, a depender do corretor, a sua C2 pode variar entre o nível 3 e 4. Por isso, então, os 140 pontos.
➜ C3 (140)
Justificativa: seguindo o mesmo caminho da C2, a C3 avalia a, segundo a cartilha, "seleção, relação, organização e interpretação de informações, além de fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista", então, como houve repetições de posicionamentos e uma não variedade de argumentos, a sua C3 varia, também, entre o nível 3 e 4, ou seja, 140 pontos.
➜ C4 (160)
Justificativa: os operadores argumentativos foram bem utilizados, apenas com poucas exceções. Porém, o real motivo da não maximização é a constante repetição desnecessária de termos e conectivos, o que torna a leitura do texto cansativa e não fluida, além de limitada. Por isso, a sua C4 foi reduzida ao nível 4. Ok?
➜ C5 (160)
Justificativa: agente? Ok! Ação? Ok! Meio da ação? Ok! Finalidade e efeito da ação? Ok! Detalhamento? Puts... error! A ausência de um dos elementos (no caso, o detalhamento) faz com que a sua C5 seja reduzida ao nível 4. Ok?

Prontinho! Ah, perdão pelo erro de enviar a correção não finalizada. Bruuuh... fiquei chateado. Porém, está aí a correta! :roll:

Espero que entenda os pontos de análise e reveja os seus erros. Assim, conseguirá atingir notas ainda mais altas! (lembrando que 800 já é bacana, hein! :P )

Sucesso! Abs. :D
#63630
Jonatahpfg escreveu:Obrigado @eurodrigo , te mandei uma mensagem no privado, puder dar uma olhadinha depois, desde já agradeço ;)
Tranquilo! Enviei algumas dicas por lá também. Dê uma olhada quando puder. ;)

Abração!
Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM