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Por AnandaTaiana
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#121291
É notório o crescimento do público de jagos online, principalmente entre crianças e jovens. O que começa como diversão e acaba se tornando um vício, causando problemas psicológicos e até gerar doenças físicas por falta do controle e duração em frente as telas.
Pode-se observar crianças desenvolvendo doenças como problemas de coluna, dores de cabeças e consequentemente as luzes tempo e o tempo em frente aos aparelhos eletrônicos afetam a visão. E importante ressaltar que a obesidade, depressão e má alimentação também são causadas pelo vício.
Entretanto os jogar onlines vem crescendo e se destacando no mercado de trabalho gerando muitas oportunidades aos jovens que querem ingressar na carreira gamer. Contudo nem os games escapam das consequências geradas pelo vício.
Em virtude dos fatos mencionados o vício pode ser evitado quando se tem controle de tempo gastos nos aparelhos, porém o vício pode ser tratado e a pessoa reabilitada com ajuda de profissionais. É importante a papel dos pais, para que fiquem atentos aos sinais e sintomas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Akkerman
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#126746
Na verdade, o aumento da popularidade dos jogos online entre crianças e jovens é motivo de preocupação. A falta de controle sobre o tempo de tela pode levar a sérios problemas psicológicos e físicos. É importante estar atento à saúde de crianças e adolescentes para prevenir o desenvolvimento de doenças como problemas nas costas, dores de cabeça ou problemas de visão que podem ser causados ​​pelo uso prolongado de aparelhos eletrônicos.

Por outro lado, a indústria do jogo cria muitas oportunidades para os jovens que desejam iniciar uma carreira no jogo. Porém, é importante encontrar um equilíbrio entre jogar e cuidar da própria saúde. Monitorar o tempo gasto nos dispositivos e discutir os efeitos nocivos do vício em jogos com crianças e adolescentes são questões fundamentais. Os pais têm um papel importante em ensinar aos filhos hábitos tecnológicos saudáveis.

Espero que a sensibilização do público para estes problemas ajude a evitar as consequências negativas do vício do jogo.
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