Ademais, o uso desmaisado da tecnologia interfere continuamente no desenvolvimento, acarretando problemas graves como o sedentarismo e a ansiedade. Dessa forma, é importante ressaltar quê a tecnologia também trás benefícios para as crianças como o aumento da criatividade, e o desenvolvimento da comunicação digital.
Outroassim, é essencial citar quê "Nós temos quê nós tornar a mudança quê queremos ver" frase do ativista indiano Mahatma Gandhi, quê nessa perspectiva incita indiretamente quê é necessário trazer o exemplo para que as crianças possam seguir e mudar. Em vista disso, é importante a participação ativa dos responsáveis contra o uso excessivo da tecnologia por crianças.
Portanto, é necessário quê o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Tecnologia criem projetos, palestras interativas e aulas de campo quê deverão ser ministradas por professores e profissionais, para explicar e orientar sobre os perigos do excessos da tela para os pequenos, e sugerir a alteração das telas por brinquedos e atividades intuitivas, assim é necessário a presenças dos pais e responsáveis para uma maior visibilidade e concretização. Logo, se essas medidas forem tomadas haverá uma significativa diminuição do uso exagerado das telas por crianças.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.