Por Nanaa
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#124028
A princípio, a Constituição Federal promulgada em 1988, foi esboçada com o objetivo de deliniar os direitos básicos para todos os cidadãos. Entretanto, tal teoria não tem sido vista em metodologias práticas, uma vez quê ainda há uso indiscriminado e excessivo da tecnologia por crianças. Sendo assim, é afirmativo quê tal lacuna incorre na precarização do desenvolvimento dos jovens e crianças.
Ademais, o uso desmaisado da tecnologia interfere continuamente no desenvolvimento, acarretando problemas graves como o sedentarismo e a ansiedade. Dessa forma, é importante ressaltar quê a tecnologia também trás benefícios para as crianças como o aumento da criatividade, e o desenvolvimento da comunicação digital.
Outroassim, é essencial citar quê "Nós temos quê nós tornar a mudança quê queremos ver" frase do ativista indiano Mahatma Gandhi, quê nessa perspectiva incita indiretamente quê é necessário trazer o exemplo para que as crianças possam seguir e mudar. Em vista disso, é importante a participação ativa dos responsáveis contra o uso excessivo da tecnologia por crianças.
Portanto, é necessário quê o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Tecnologia criem projetos, palestras interativas e aulas de campo quê deverão ser ministradas por professores e profissionais, para explicar e orientar sobre os perigos do excessos da tela para os pequenos, e sugerir a alteração das telas por brinquedos e atividades intuitivas, assim é necessário a presenças dos pais e responsáveis para uma maior visibilidade e concretização. Logo, se essas medidas forem tomadas haverá uma significativa diminuição do uso exagerado das telas por crianças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por sophiabeeo
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#124076
Observações e pequenos desvios da introdução :)

Na introdução você apresenta a Constituição Federal como repertório, alegando que ela delineia os direitos básicos para os cidadãos, mas deixa em aberto quais são esses direitos. Seria o direito ao trabalho, ao lazer, à educação...? Além do mais, você utiliza do conectivo "Entretanto" que passa a ideia de oposição, mas não fica claro como o uso indiscriminado e excessivo da tecnologia por crianças se contrapõe aos direitos básicos garantidos pela Constituição. Esses desvios de coesão acabam por derrubar sua nota na competência III, já que não apresentou um repertório produtivo.

Erros gramáticais no primeiro parágrafo:
    Ao invés de "Delinear", você fez uso de "Deliniar";
      Você deve apresentar a informação "promulgada em 1988" entre vírgulas, pois ela se encaixa como aposto, ficando: a Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada com...
      O uso de "Quê" está incorreto, pois não há necessidade do sinal por aqui ;)
      1
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      Por sophiabeeo
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      #124085
      Observações e pequenos desvio do desenvolvimento 01 :D

      No desenvolvimento 02 (segundo parágrafo do seu texto), você começa a escrevê-lo com a ideia de "Ademais", que não faz sentido, pois esse conectivo expressa adição de novas ideias para algo que você já disse antes. Sugiro que comece seu primeiro desenvolvimento com: em primeiro lugar, primeiramente, principalmente, a priori. Enfim, adicione palavrinhas que repassem a ideia de que é agora que você irá apresentar de fato as suas ideias.

      Você diz que "o uso desmaisado (substitua por "demasiado") da tecnologia interfere continuamente no desenvolvimento" e logo em seguida explica as consequências: sedentarismo e a ansiedade. Muito bem! Isso demonstra que você entende os impactos do uso incorreto da tecnologia na infância. No entanto, logo em seguida você adiciona benefícios, utilizando o conectivo "também": é importante ressaltar quê a tecnologia também trás benefícios (...). O uso de também tem a ideia de que as duas frases são similares, mas elas não são! Cuidado: enquanto em uma frase você apresenta prejuízos, na outra frase você apresenta benefícios.

      Que tal fazer assim para o desenvolvimento 01:
      Em primeiro lugar, é importante apontar o uso desmasiado da tecnologia como um obstáculo para o desenvolvimento infantil. Diante disso, problemas como ansiedade e sedentarismo tornam-se consequências de tal temática, a partir do momento em que a criança entra em contato, de forma precoce, com tecnologias digitais como o celular, computador e tablet. Esse processo ocorre por conta (explique o motivo das crianças adquirirem ansiedade e sedentarismo. Se possível, correlacionando-as com algum repertório).

      Já no desenvolvimento 02, sugiro que dê enfoque nos benefícios caso os pais acompanhem o uso dos seus filhos!
      Apresente um resumo da sua ideia, apresente seu repertório/argumento e finalize com: Portanto, é necessaria a fiscalização dos pais nos períodos de uso dessas tecnologias pelas crianças, para que os infantes possam usufruir dos benefícios gerados pelo uso saudável dos aparelhos digitais, como o aumento da criatividade e o desenvolvimento da comunicação.
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