Diante desse cenário, convém ressaltar, a princípio, a negligência governamental como fator da problemática. Nesse sentido, o termo “Atitude Blasé”, proposto pelo sociólogo alemão Georg Simel, ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar atenção. Sob esse viés é possível depreender que, no Brasil, pelo descaso e pela falta de propostas legislativas, questões como o assédio virtual e a exposição a conteúdos sexuais, se tornam mais suscetíveis, sobretudo no meio infantil. Dessa maneira, além de abrir portas para crimes mais graves, o desapreço por parte do governo, gera uma série de consequências na formação de crianças e adolescentes, interferindo no desenvolvimento físico e emocional.
Ademais, é fundamental apontar a falta de informações como impulsionador do problema em questão. Nessa ótica, segundo a Academia de Pediatria (AAP), por mais que as tecnologias possam trazer benefícios tanto nos relacionamentos sociais quando na aprendizagem, as mídias sociais ainda estão atreladas a problemas de saúde como a má qualidade de sono, obesidade e as alterações nos aspectos emocionais e comportamentais. Pela ausência de informações assertivas, a sociedade se mantém em uma bolha social crescente, promovendo a alienação coletiva entre a população. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Nesse âmbito, cabe ao ministério da educação, aliado ao ministério da saúde, promover mais acesso à informação, através de comerciais — que deverão ser acessíveis a toda população — de modo a evitar a situação de alienamento e combater o uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação, principalmente por crianças. Desse modo, se consolidará uma sociedade mais consciente, onde o indivíduo passa a agir com cautela em meio as circunstâncias que necessitam de sua atenção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada