O uso inadequado das redes sociais e da internet em geral é extremamente expositório, se tornando um ambiente inapropriado para crianças. Séculos atrás os menores eram diretamente exibidos a mão de obra, sendo comum na quela época o trabalho infantil, mas trata-se hoje de um lugar não recomendado para menores de 14 anos, funcionando de forma semelhante ao uso das crianças com a internet.
A falta de acompanhamento dos pais ao uso das crianças no meio digital impede que o menor tenha noção do que está fazendo, não sabendo distinguir se é de bom ou mau uso do seu conhecimento, de forma que para ele a falta de informação sobre tal assunto na escola e em casa indica que o uso das redes é algo do bem.
Portanto, compete ao ministério da educação juntamente com o ministério da ciência e tecnologia promover um aulão todos os meses e um sistema tecnológico de ensino sobre a informação digital, essa ação deve ser feita por meio das escolas e instituições públicas e privadas com o acompanhamento dos pais em casa os quais iriam ajudar a criança a entender o que é ou não recomendável, com o objetivo de não expor os menores diretamente com as redes sociais e a sites para maiores de idade, evitando contato com estranhos e encontros como os da novela a dona do pedaço.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.