Avatar do usuário
Por Mildo10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122744
É evidente que existem dificuldades no combate ao suicídio na sociedade brasileira atual. Dentre essas dificuldades pode se destacar as seguintes; a depressão como maior causadora e a falta de ação do Estado de forma preventiva.

Em primeiro lugar, segundo o site BVS a literatura mostra que a associação entre transtornos mentais com suicidio é de mais de 90%. Um exemplo claro disso foi a morte do famoso ator norte-americano Robin Williams, que em 2014, foi encontrado por amigos em sua residência com um cinto em volta do pescoço e sem vida. Esse ator sofreu por muitos anos com a depressão.

Em segundo lugar, são poucas as pessoas que sabem para qual número devem ligar quando surgir o sentimento ruim da vontade de tirar a própria vida. O centro de valorização da vida(CVV) recebeu apenas 500 ligações no primeiro trimestre de 2021. Isso mostra que o número 188 é pouco divulgado. O filósofo Mário Sérgio Cortella em seu trabalho "Escola da vida" disse que depressão não é tristeza e sim a ausência de vitalidade. Nesse sentido existem formas de combatê-la e consequentemente combater o suicídio no Brasil.

Diante desse cenário, sabendo que a depressão desempenha um papel significativo no número de suicídioss o Estado tem a responsabilidade fornecer suporte a saúde mental da população através do direcionamento de recursos públicos para contratação de profissionais da área como psicólogos e psiquiatras que trabalharão nas localidades onde o número de ocorrências são maiores eles deverão focar principalmente em da vitalidade para os pacientes em parceria com suas famílias que são a principal sustentação de um inivíduo e foco também na disseminação do número de emergência para que se torne um número conhecido perante a população. Somente com ações preventivas e abrangentes e compromisso de cuidar um dos outros a sociedade começará a abordar esse tema de salvar vidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Saúde mental e o combate ao suicídio
por Cinthiagl    - In: Outros temas
2 Respostas 
162 Exibições
por Cinthiagl
8 Respostas 
359 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
61 Exibições
por Estudos2023
A problemática do suicídio no Brasil
por isas522    - In: Outros temas
8 Respostas 
205 Exibições
por isas522
2 Respostas 
153 Exibições
por Casey12
1 Respostas 
134 Exibições
por paulaolivia
0 Respostas 
106 Exibições
por Jaqueline22
0 Respostas 
125 Exibições
por Lua0107
Suicídio entre jovens brasileiros
por FlorDeRub1    - In: Outros temas
5 Respostas 
169 Exibições
por Katsmoking
Suicídio e Depressão entre os jovens.
por mayre    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por mayre
Sem titulo

Manoel de Barros, grande poeta pós-modernis[…]

A alimentação irregular e a obesidad[…]

Moradores de rua- preconceito

No Brasil existe uma grande desvalorizaç&at[…]

Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM