Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Schroder
#43835
Atualmente, não raro, observa-se através das mídias televisas e socias que o Brasil vem enfrentando diversos problemas relacionados ao racismo. são fatores que contríbuem para essa problemática, a discriminação racial bem como, o preconceito econômico.
Deve-se destacar, de início, a discriminação racial como um dos complicadores do problema. Isso se deve, principalmente, pela diferença na cor da pele, que para muitos cidadãos, o negro não é considerado um ser humano e, por isso, é deixado de lado. Diante disso, o afrodescendente enfrenta dificuldade na progressão de carreiras, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho. Além disso, muitos são espancadoa e até mortos por serem simplesmente negros.
Outrossim destaca-se o preconceito econômico como impulsionador do problema. Tal fato acontece devido a exclusão social da camada mais pobre em relação a alguns direitos como, por exemplo, a saúde, educação, transporte e segurança. À vista disso, muitas famílias se veem forçadas a ir morar em favelas e cortiços por não terem condicões financeiras para pagar um aluguel alto nos grandes centros.
Devem ser adotadas, portanto, ações que visem modificar esse cenário de racismo. Dessa forma, nós, como seres humanos, devemos agir e refletir sobre nossas atitudes, valorizando toda a diferença e sendo um agente de mudança na sociedade, mostrando ao mundo a necessidade de uma convivência harmônica
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por jherodrigues
#43845
Atualmente, não raro, observa-se através das mídias televisas e sociais que o Brasil vem enfrentando diversos problemas relacionados ao racismo. São fatores que contríbuem para essa problemática, a discriminação racial bem como, o preconceito econômico.
* Não contextualizou o tema, generalizou problemas
* Atenção com ortografia, acentuação e pontuação
* Fazer mais o uso de conectivos no início dos períodos


[melhorar conectivo] Deve-se destacar, de início, a discriminação racial como um dos complicadores do problema. Isso se deve, principalmente, pela diferença na cor da pele, que para muitos cidadãos, o negro não é considerado um ser humano e, por isso, é deixado de lado. Diante disso, o afrodescendente enfrenta dificuldade na progressão de carreiras, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho. Além disso, muitos são espancados e até mortos por serem simplesmente negros.
* Ficou no senso comum, é preciso trazer dados ou citações
* Faltou arrematar o §


Outrossim, [vírgula] destaca-se o preconceito econômico como impulsionador do problema. Tal fato acontece devido a exclusão social da camada mais pobre em relação a alguns direitos como, por exemplo, a saúde, educação, transporte e segurança. À vista disso, muitas famílias se veem forçadas a ir morar em favelas e cortiços por não terem condições financeiras para pagar um aluguel alto nos grandes centros.
* Cuidado com a repetição de palavras
* Mesma coisa do § anterior


[conectivo primeiro] Devem ser adotadas, portanto, ações que visem modificar esse cenário de racismo. Dessa forma, nós [não pode usar 1ª pessoa], como seres humanos, devemos agir e refletir sobre nossas atitudes, valorizando toda a diferença e sendo um agente de mudança na sociedade, mostrando ao mundo a necessidade de uma convivência harmônica.
* Sugiro estudar a estrutura da conclusão: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento
* Fuja do senso comum, comprove o que se fala com dados, exemplos, citações, filmes, séries, enfim...


Espero ter ajudado! ;)

3m1ly , obrigada pela correção, me […]

Geralcinoj , Sobre o desenvolvimento, eu deveria[…]

jherodrigues , gostei bastante da sua redaç[…]

Desde a antiguidade, as mulheres sempre foram vist[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM