Em primeiro plano, cabe ressaltar o problema ser sustentado pela base educacional brasileira lacunar. Segundo Kant, homem é o que a educação faz dele. Sobre essa lógica, o preconceito com determinados grupos que não têm acesso ao domínio na norma padrão da língua portuguesa é responsabilidade da escola, seja por não democratizar esse conhecimento, seja por tratar da variação linguística de forma não suficiente. Por conseguinte, O quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, é importante salientar a sensação de superioridade de alguns grupos sociais. Segundo a teoria da Eugenia, cunhada no século XXI e usada como base do Nazismo, defende a superioridade de algumas pessoas de acordo com certas características. Sob esse viés, tem-se como consequência essa mentalidade na questão do preconceito linguístico, que determina a superioridade de pessoas sobre outras de acordo com sua forma de falar, refletindo um preconceito social.
Portanto, uma intervenção faz se necessário para isso, é preciso que o MEC - instituição máxima educacional- pode criar os jogos linguísticos, por meio de uma semana com conteúdo sobre variação linguística e diversidade cultural, para popularizar a convencê prisão de preconceito linguístico e problematizar as consequências de tal discriminação o evento deve acontecer em colégios do ensino fundamental e médio em mobilizar toda a comunidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada