Avatar do usuário
Por barbosanx
Quantidade de postagens
#123230
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5, que todos são iguais perante a lei. Conquanto, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase, na prática, ao observar a tamanha discriminação ainda sofrida por aqueles que não utilizam uma linguagem de gramática normativa, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão é comunicativa e constitui uma etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da superação do preconceito linguístico, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, a queda da lei já garantida pela Constituição Federal. Dessa forma, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a resolução desse empecilho.
Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo o pensador Jean Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da sua liberdade adquirida na circunstância natural, para que o Estado garanta direitos intransigentes. A dificuldade na superação da violência diante das variações linguísticas, entretanto, contrasta a concepção do pensador enquanto o conhecimento da população acerca da diversidade linguística e cultural, seja de baixo nível. Dessa forma, as ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de diminuir o revés.
Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes coletivas e legislativas. Logo, a mídia por intermédio de programas televisivos de grande audiência, devem discutir o assunto com profissionais da área, visando mostrar as reais consequências do problema, apresentando visão crítica e orientando os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal em parceria com o Ministério das Comunicações. Desse modo, a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade terá progresso social concretizado, tal como garantido pela Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por joaoluis
0 Respostas 
68 Exibições
por KauaneLeal
0 Respostas 
64 Exibições
por KauaneLeal
3 Respostas 
122 Exibições
por sammmmm
Desafios do preconceito linguístico no Brasil
por Giobdl    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por Giobdl
1 Respostas 
82 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
34 Exibições
por kelykarine
0 Respostas 
82 Exibições
por FernandaFR
0 Respostas 
51 Exibições
por Raicaitano
0 Respostas 
133 Exibições
por Gih8

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM