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#41934
O tabagismo e a efetivação do desuso
É de liberdade do indivíduo escolher se fumar ou não. Mas é dever do governo não incentivar o tabagismo. Muitas pessoas optam pelo cigarro por diminuir a ansiedade e estresse mesmo sendo ele, responsável por 30% dos fatores de câncer. Então por que não partir para o autoritarismo e proibir de vez a sua venda?
Apesar da restrição, não é possível bloquear totalmente a venda ilegal praticada pelos traficantes, que em vez de freia- los fortaleceu ainda mais, como aconteceu na lei seca na primeira metade do século xx, por exemplo. O gângster Al Capone vendia ilegalmente bebidas alcoólicas e subornava autoridades contribuindo ainda mais para o mundo do crime.
Além da facilidade de compra, os fumantes não interromperão o fumo tão facilmente, visto que adquirem vício ao tabaco. Portanto, além do não autoritarismo, é necessário bem mais do que leis para impedir o uso deste composto químico. Como por exemplo, o anti-marketing que já é usado no verso das embalagens.
Contudo, faz se importante a remediação deste caso por meio da propagação de informação a respeito do malefício que o cigarro traz através de canais midiáticos, por agentes da saúde. E ainda, o reforço da necessidade da assistência à saúde mental para assim, além da conscientização do perigo do uso, seja dado Amparo as pessoas que possam ter ansiedade, depressão, estresse.
Em suma, o combate ao fumo não deve ser feito de forma autoritária para a simples proibição, mas a fim de que o uso seja efetivamente minimizado, para assim, os índices de câncer causado pelo cigarro Caiam, e os indivíduos tenham o melhor suporte mental, livre da dependência química.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#43073
Olá @Isa123, farei algumas pontuações sobre a sua redação.
INTRODUÇÃO

"É de liberdade do indivíduo escolher se fumar ou não(a escolha por fumar. Mas é dever do governo não incentivar o tabagismo. Muitas pessoas optam pelo cigarro por diminuir a ansiedade e estresse mesmo sendo ele, responsável por 30% dos fatores de câncer(Falta colocar a fonte desse dado). Então por que não partir para o autoritarismo e proibir de vez a sua venda? "

- A sua introdução está bem simples e não apresenta os requisitos adequados.
- Recomendo utilizar a seguinte estrutura: 1 Período - abertura com um repertório (citação, alusão, etc.); 2 Período - Relacionar o repertório, contextualizar e apresentar o tema; 3 Período - Apresentação da tese ( aqui você irá apresentar o seu ponto de vista sobre o assunto, juntamente com dois argumentos para serem abordados nos desenvolvimentos)
- Utilize Conectivos em praticamente cada início de período. Isso ajuda a amarrar as ideias do seu texto, contribuindo para a nota na competência 4.


DESENVOLVIMENTOS

" (Conectivo introdutório)Apesar da restrição, não é possível bloquear totalmente a venda ilegal praticada pelos traficantes, que em vez de freia- los fortaleceu ainda mais, como aconteceu na lei seca na primeira metade do século xx, por exemplo(desnecessário). (Conectivo)O gângster Al Capone vendia ilegalmente bebidas alcoólicas e subornava autoridades(,) contribuindo ainda mais para o mundo do crime."

- Estrutura recomendada: 1 Período - tópico frasal (retomada do argumento da introdução); 2 Período - Repertório; 3 Período - Relacionar o repertório e desenvolver a argumentação (parte mais importante); 4 Período - Fechamento interno ( que pode ser uma retomada do tópico frasal, consequências, reflexão, etc.).
- Comentário sobre o conteúdo: A lei seca a qual você se refere ocorreu nos EUA, faltou apontar isso. Essa ideia poderia ser considerada como um repertório, juntamente com a parte do gangster, porém, ambas estão más desenvolvidas e a relação entre elas não ficou tão clara. Seu parágrafo consiste apenas nesses dois fatos, não apresenta uma argumentação (seu ponto de vista), ou seja, está muito expositivo. Lembre-se que redação é um texto do gênero dissertativo-argumentativo.

" Além da facilidade de compra(1), os fumantes não interromperão o fumo tão facilmente, visto que adquirem vício ao tabaco(2). Portanto, além do não autoritarismo(3), é necessário bem mais do que leis para impedir o uso deste composto químico. Como por exemplo, o anti-marketing que já é usado no verso das embalagens(4)."

- Novamente, você só apresenta fatos e não os desenvolve.
- (1) Não foi explicado nada anteriormente sobre a facilidade de compra. O tema do D1 pode até indicar uma possível relação, mas não a vejo claramente.
- (2) Falta desenvolver.
- (3) Como comprova que o autoritarismo não é necessário? A questão deixada na introdução foi exatamente sobre esse tópico, mas não houve desenvolvimento.
- (4) O que te leva a abordar sobre o anti-marketing? falta desenvolver essa ideia também.


Obs: Optar por dois argumentos é justamente para dar um norte ao texto, visto que a discussão desenvolvida deve estar apoiada neles. Então, fazendo essa opção, a possibilidade de se perder no texto é menor. Como aconteceu com você, colocando vários fatos.

CONCLUSÃO

"Contudo, faz (-)se importante a remediação deste caso por meio da propagação de informação a respeito do malefício que o cigarro traz(AÇÃO) através de canais midiáticos (MODO/MEIO), por agentes da saúde(AGENTE). E ainda, o reforço da necessidade da assistência à saúde mental(AÇÃO 2) para assim, além da conscientização do perigo do uso, seja dado (coloque apenas: dar) amparo as (às) pessoas que possam ter ansiedade, depressão, (e)estresse.
Em suma, o combate ao fumo não deve ser feito de forma autoritária para a simples proibição, mas a fim de que o uso seja efetivamente minimizado, para assim, os índices de câncer causado pelo cigarro Caiam, e os indivíduos tenham o melhor suporte mental, livre da dependência química."

- Aquilo que seria a proposta de intervenção está completamente confuso.
- Os itens abordados são: Ação, Agentes, Modo/Meio, Finalidade e Detalhamento (mais alguma informação acrescentada sobre os itens anteriores).
- Lembre-se, a proposta deve estar articulada à discussão desenvolvida.


Dicas para melhorar a competência 3:
Não deixe lacunas, o texto precisa ser autônomo e não deixar fatos sem desenvolvimento.
Lembre-se: precisa convencer alguém. Pergunte sempre: Consegui convencer o leitor de que essas são as causas/consequências do problema?
Utilize adjetivos e advérbios para aumentar a autoria e o poder de argumentação.



Recomendações: estude estrutura de uma redação; argumentação; proposta de intervenção.


Não sou nenhum corretor profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma. Continue escrevendo, esse é o caminho para a evolução.
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