Avatar do usuário
Por Marinaalms
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57345
“É característica da cultura tornar natural o que não é”. A afirmação do historiador e filósofo brasileiro Leandro Karnal caracteriza a problemática do casamento infantil, uma vez que explicita a razão de tal problema não receber a devida relevância: as raízes retrógradas e ignorantes dos entendimentos comuns tupiniquins. Assim, entre os fatores que compõem este caótico mosaico, estão a violação dos direitos infantis e a pressão social quanto ao matrimônio.
Diante deste prisma distorcido, faz-se imprescindível ressaltar o desrespeito aos direitos dos menores à liberdade, dignidade e respeito, garantidos por lei no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como à lei 13.811/2019, a qual proíbe expressamente a conjugação matrimonial de qualquer brasileiro com menos de 16 anos, incluindo casos de violência sexual. Nesse sentido, o filme libanês “Nour” acompanha a vida de uma menina de mesmo nome, forçada a casar-se logo que se tornou debutante. Dessa forma, o longa explicita as dificuldades e cerceamento de autonomia enfrentados por uma jovem noiva.
Outrossim, é medular que seja enfatizado o impacto da coerção comum, no que tange à esta aliança. De acordo com o documentário da rede televisiva SBT, que versa sobre a imposição do casório e suas consequências, é frequente que uma visão distorcida da união, apoiada pela composição cultural retrógrada e machista do país, tenha como consequência o conúbio adolescente. Segundo os relatos apresentados na obra cinematográfica, a união conjugal é considerada, desde cedo, uma posição de prestígio, assim como a gravidez adolescente, nos mais diferenciados cenários brasilienses.
Depreende-se, portanto, a magnitude do problema, que permeia desde o descumprimento de medidas legais e acordos nacionais, até características obsoletas e arcaicas dos ensinamentos coletivos da nação verde e amarela. Dessa maneira, torna-se primordial que o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos garanta o cumprimento do ECA e da legislação vigente. Ademais, cabe à sociedade, em conjunto com a Mídia Brasileira, a promoção de uma renovação do conceito de cultura e suas implicações, através de debates veiculados em jornais televisivos, em horários nobres, no tocante ao assunto, visando o fim da pressão social para a concretização do matrimônio e suas implicações, como o casamento infantil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
353 Exibições
por Katsmoking
O Casamento faliu
por AnaMachado26    - In: Outros temas
1 Respostas 
47 Exibições
por AnaMachado26
0 Respostas 
76 Exibições
por andreynna
0 Respostas 
211 Exibições
por Hanyerya65
Combate a baixa vacinação infantil no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
178 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
121 Exibições
por gelogelado
0 Respostas 
110 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
87 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
147 Exibições
por laleska
0 Respostas 
185 Exibições
por leeeee

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM