De início, há de se constar a débil ação governamental enquanto mantedora da problemática. Acerca disso, Murray Rothbard, economista norte-americano, pontuou que uma parcela dos políticos visam apenas retorno de capital, em detrimento do bem-estar populacional. Nesse sentido, tal pensamento se faz válido, uma vez que falham em prover ações fundamentais para evitar o assédio moral sofridos pelos trabalhadores, como a fiscalização dos ambiente de trabalho. Sob esse viés, a falta de ações que impedem o assédio moral em locais de trabalho tornam esses ambientes hostis e facilita a prática de agressões verbais de cargos superiores. Dessa forma, tais ações tornam-se comuns, não tendo uma distinção de cobrança e assédio moral nesses ambiente. Logo, é necessária a intervenção do Estado.
Outrossim, a opressão empresarial também é um problema. Nesse contexto, desde a Revolução Industrial, os gestores das empresas se importam apenas com o lucro, o que os levam a segregar os valores humanos. Dessa maneira, eles se guiam por um viés de superioridade e desconhecimento dos seus empregados e praticam o assédio moral. Nessa perspectiva, o trabalhador pode ser afetado na saúde mental, o que afeta a produtividade dele e, consequentemente, da empresa, o que pode levar a prática de agressões verbais novamente, o que pode se tornar um ciclo vicioso.
Por fim, é necessária a intervenção do Estado. Para tanto, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, a prática de fiscalizações, mediante à visitas semanais nos ambiente de trabalho, a sim de amenizar a prática de assédio moral nesses ambientes. Tais fiscalizações deverão checar, com entrevistas, a frequência com que os danos morais ocorrem, e deverão aplicar punições aos agressores. Assim, aos poucos, a Carta Magna vai se concretizando no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.