• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#78620
No filme ‘’O Diabo Veste Prada’’ é retratada a relação nociva entre uma diretora executiva e sua assistente, a qual tem sua competência subjugada e seu serviço desmoralizado. Dessa maneira, análogo ao exibido na obra, o mercado de trabalho brasileiro é caracterizado, majoritariamente, pela normalização do desequilíbrio do vínculo entre patrão e empregado, uma vez que esse caráter hierárquico se sobrepõe à dignidade psíquica e emocional do trabalhador. Nesse sentido, não apenas a dependência ocupacional, como também a desinformação acerca dessa conjuntura imprópria são aspectos que são aspectos que corroboram para perpetuação dessa problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que, diante do elevado índice de desemprego no país, o receio de ser demitido muitas vezes impede que o indivíduo saia de uma situação de assédio moral no âmbito empregatício. Desse modo, ainda que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), realizada em 1943, tenha estabelecido uma série de normas e regularizações nesse meio, as medidas não foram eficientes na supressão da exposição dos indivíduos às condições abusivas e humilhantes. Sob esse viés, denota-se que, desprotegidos pela ausência de vias legais efetivas, essa parcela do corpo social, priorizando seu estado de cidadão economicamente ativo, sujeita seu bem estar mental e físico às constantes condutas desestabilizadoras –como sobrecarga de tarefas, constrangimentos públicos e supressão de direitos –. Assim sendo, é perceptível que tal circunstância é reflexo de como a desumanização das relações é regularizada frente à crise social e financeira do país.

Em segunda análise, vale ressaltar que desconhecimento a respeito da identificação e possibilidade de reportação desse tipo de assédio às autoridades é um entrave ao combate desse fato. Dessa forma, conforme o sociólogo Karl Marx em seu livro ‘’O Capital’’, a mão de obra moderna é resultado de um processo de ‘’mercantilização’’ do assalariado, o que viabiliza sua exploração por aqueles que detêm o poderio do sistema produtivo. À vista disso, esse domínio sobre a massa trabalhadora provoca a incorporação de comportamento arbitrários como essenciais a ordem, ocultando sua subversão. Com efeito, o sujeito não reconhece os abusos a que está submetido e como denunciá-los, dado que o aparato público não fornece os elementos necessários para alertar, prevenir e punir essa atitude adversa.

Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para reverter esse quadro. Portanto, urge que o Ministério do Trabalho e Previdência Social elabore um plano de contenção ao assédio moral, por meio de campanhas informativas de ampla divulgação midiática e investimento na fiscalização empregatícia, além da adesão da preservação da dignidade moral a CLT, a fim de que casos como o relatado no filme sejam extintos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#78645
Olá, tudo bem!?😼✌🏻

—Só lembrando que não sou corretora profissional, só estou tentando te ajudar com algumas dicas e observações, então sinto muito qualquer erro.

/ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄\

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
Redação ╳﹫Larissa0205

Tema: "Combate ao assédio moral no trabalho."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
『⚅』Trocar/repetição.
『⚀』Errado.
『⚃』Correto.
『⚂』Atenção/ modificação..
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
INTRODUÇÃO
┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄┈┄┈┄┈┄┄╯

No filme ‘’O Diabo Veste Prada’’ é retratada a relação nociva entre uma diretora executiva e sua assistente, a qual tem sua competência subjugada e seu serviço desmoralizado. Dessa maneira, análogo ao exibido na obra, o mercado de trabalho brasileiro é caracterizado, majoritariamente, pela normalização do desequilíbrio do vínculo entre patrão e empregado, uma vez que esse caráter hierárquico se sobrepõe à dignidade psíquica e emocional do trabalhador. Nesse sentido, não apenas a dependência ocupacional, como também a desinformação acerca dessa conjuntura imprópria são aspectos que são aspectos que corroboram para [❌》faltou o "a"] perpetuação dessa problemática.

┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄╯
😸👏

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╭┈┈┈┈┈┈┈┈┈╯
↳ Em primeira análise, cabe pontuar que, diante do elevado índice de desemprego no país, o receio de ser demitido muitas vezes impede que o indivíduo《repetição] saia de uma situação de assédio moral no âmbito empregatício. Desse modo, ainda que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), realizada em 1943, tenha estabelecido uma série de normas e regularizações nesse meio, as medidas não foram eficientes na supressão da exposição dos indivíduos 《repetição] às condições abusivas e humilhantes. Sob esse viés, denota-se que, desprotegidos pela ausência de vias legais efetivas, essa parcela do corpo social, priorizando seu estado de cidadão economicamente ativo, sujeita seu bem estar [❌》O correto é "bem-estar"》 com hífen] mental e físico às constantes condutas desestabilizadoras –como sobrecarga de tarefas, constrangimentos públicos e supressão de direitos –. Assim sendo, é perceptível que tal circunstância é reflexo de como a desumanização das relações é regularizada frente à crise social e financeira do país.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ parabéns, gostei muito desse parágrafo, você escreve com muita competência!

- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Em segunda análise, vale ressaltar que [❌》faltou "o"] desconhecimento a respeito da identificação e possibilidade de reportação desse tipo de assédio às autoridades é um entrave ao combate desse fato. Dessa forma, conforme o sociólogo Karl Marx [❌vírgula para isolar o que vem a seguir] em seu livro ‘’O Capital’’, a mão de obra moderna é resultado de um processo de ‘’mercantilização’’ do assalariado, o que viabiliza sua exploração por aqueles que detêm o poderio do sistema produtivo. À vista disso, esse domínio sobre a massa trabalhadora provoca a incorporação de comportamento arbitrários como essenciais a [❌》têm crase》 à ] ordem, ocultando sua subversão. Com efeito, o sujeito não reconhece os abusos a que está submetido e como denunciá-los, dado que o aparato público não fornece os elementos necessários para alertar, prevenir e punir essa atitude adversa.


╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Muito bom!! Ótima argumentação, apenas se atente aos erros.💃💃🥳
╰──────────────────╮

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para reverter esse quadro. Portanto, urge que o Ministério do Trabalho e Previdência Social [AGENTE] elabore um plano de contenção ao assédio moral, [AÇÃO] por meio de campanhas informativas [❓》que tipo de informações?] de ampla divulgação midiática e investimento na fiscalização empregatícia, [MEIO] além da adesão da ["para a"] preservação da dignidade moral a CLT, [DETALHAMENTO?] a fim de que casos como o relatado no filme sejam extintos. [OBJETIVO]

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Sua conclusão ao meu ver parece estar completa, porém, pelo modo que sua argumentação está bem estruturada, acredito que deveria investir mais na intervenção disso. Pois, seu detalhamento da ação poderia ter sido mais elaborado e seu objetivo ficou focado mais na retomada da introdução. Seria importante desenvolver mais esses pontos específicos.

╭──────────────────╯

🔍proposta contém:
[✔]completa.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
☑OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
✅DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)


[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠

╭──────────────╯
#78648
obrigada, vc corrige muito bem!

infelizmente minha nota foi péssima kkkkk vou tentar melhorar... pior que algumas coisas foram erro na digitação ( como a falta do ''o'', a vírgula em ''em seu livro ''O Capital'', a falta do ''a perpetuação'') poderia ter evitado isso :/ Não investi na minha intervenção pq faltou espaço, por isso fiz mais simples. Não foi 200 na C5 por causa disso? eu pensei que bastava estar completa
#78672
larissa0205 escreveu:obrigada, vc corrige muito bem!

infelizmente minha nota foi péssima kkkkk vou tentar melhorar... pior que algumas coisas foram erro na digitação ( como a falta do ''o'', a vírgula em ''em seu livro ''O Capital'', a falta do ''a perpetuação'') poderia ter evitado isso :/ Não investi na minha intervenção pq faltou espaço, por isso fiz mais simples. Não foi 200 na C5 por causa disso? eu pensei que bastava estar completa
Olá, obrigada gatinha!😸👋🏻 To tentando voltar, mas ainda está difícil.

–Pelo contrário, sua nota não foi nem um pouco ruim, como você disse, havia pontos ali que ocorreram apenas por desatenção na hora de digitalizar. Além de não serem erros exorbitantes e fáceis de consertar.

— Na conclusão, acredito que é necessário sim desenvolver ela, eu já perdi muito ponto só por não especificar "os profissionais" que deveriam atuar na área. Logo, é importante mostrar que você planejou cada detalhe da sua redação, do começo ao fim, como nos textos nota mil. Entendo isso, também tinha esse problema, quando chegava na conclusão não tinha nem espaço e eu ficava muito cansada para pensar em como finalizar tudo, aí eu apenas tentava deixar ela completa, mas depois que comecei a perder ponto nessa parte decidi me organizar melhor e priorizar essa bendita conclusão. Não se preocupe, sua escrita é sensacional e garanto que conseguirá uma nota excelente!


—ressalvo que sou apenas uma aluna tentando ajudar, então seria bom você procurar outras pessoas para solucionar suas dúvidas se ainda estiver relutante. Até a próxima!😼👍🏼
#83794
Olá @larissa0205 Desculpe a demora😅 como sua redação já foi corrigida de forma mais aprofundada, só irei destacar alguns pontos. Vamos lá?

Legenda:

✅️ = Acertou
⁉️ = Deve desenvolver melhor
❓️= Faltou

No filme ‘’O Diabo Veste Prada’’ é retratada a relação nociva entre uma diretora executiva e sua assistente, a qual tem sua competência subjugada e seu serviço desmoralizado. Dessa maneira, análogo ao exibido na obra, o mercado de trabalho brasileiro é caracterizado, majoritariamente, pela normalização do desequilíbrio do vínculo entre patrão e empregado, uma vez que esse caráter hierárquico se sobrepõe à dignidade psíquica e emocional do trabalhador. Nesse sentido, não apenas a dependência ocupacional, como também a desinformação acerca dessa conjuntura imprópria são aspectos que são aspectos que corroboram para perpetuação dessa problemática

Deve conter na introdução:

- Repertório: Contextualização através de citação, fato do cotidiano, alusão literaria, historica etc.✅️

- Tema: Você deve deixar claro o tema a ser abordado✅️.

- Tese: São seus argumentos, geralmente são usados 2 argumentos para um melhor desenvolvimento deles depois.✅️

Em primeira análise, cabe pontuar que, diante do elevado índice de desemprego no país, o receio de ser demitido muitas vezes impede que o indivíduo saia de uma situação de assédio moral no âmbito empregatício. Desse modo, ainda que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), realizada em 1943, tenha estabelecido uma série de normas e regularizações nesse meio, as medidas não foram eficientes na supressão da exposição dos indivíduos às condições abusivas e humilhantes. Sob esse viés, denota-se que, desprotegidos pela ausência de vias legais efetivas, essa parcela do corpo social, priorizando seu estado de cidadão economicamente ativo, sujeita seu bem estar mental e físico às constantes condutas desestabilizadoras –como sobrecarga de tarefas, constrangimentos públicos e supressão de direitos –. Assim sendo, é perceptível que tal circunstância é reflexo de como a desumanização das relações é regularizada frente à crise social e financeira do país.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc ✅️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.✅️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc✅️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas:✅️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.

Em segunda análise, vale ressaltar que desconhecimento a respeito da identificação e possibilidade de reportação desse tipo de assédio às autoridades é um entrave ao combate desse fato. Dessa forma, conforme o sociólogo Karl Marx em seu livro ‘’O Capital’’, a mão de obra moderna é resultado de um processo de ‘’mercantilização’’ do assalariado, o que viabiliza sua exploração por aqueles que detêm o poderio do sistema produtivo. À vista disso, esse domínio sobre a massa trabalhadora provoca a incorporação de comportamento arbitrários como essenciais a ordem, ocultando sua subversão. Com efeito, o sujeito não reconhece os abusos a que está submetido e como denunciá-los, dado que o aparato público não fornece os elementos necessários para alertar, prevenir e punir essa atitude adversa.

O que fazer no desenvolvimento?

- Iniciar com o uso de conectivos = Primeiramente, Em primeira análise, etc✅️

- Tópico frasal = É a ideia principal a ser desenvolvida no paragrafo.✅️

- Usar de Explicações e exemplos = Através de citações, dados etc✅️

- Desenvolver seus argumentos, como fazer isso?
Uma dica importante é se fazer as seguintes perguntas:✅️

1. Por que isso ocorre?
2. Como isso ocorre?
3. O que isso gera?

Com essas perguntas em mente, você deve buscar responde-las ao longo do seu desenvolvimento.

Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para reverter esse quadro. Portanto, urge que o Ministério do Trabalho e Previdência Social elabore um plano de contenção ao assédio moral, por meio de campanhas informativas de ampla divulgação midiática e investimento na fiscalização empregatícia, além da adesão da preservação da dignidade moral a CLT, a fim de que casos como o relatado no filme sejam extintos.

Conclusão:

- Iniciar com conectivos = Depreende-se portanto, "Faz-se mister" portanto etc✅️

- Retomada do tema = É importante citar novamente o tema da redação para mostrar ao corretor que você tem dominio na argumentação.❓️

- Proposta de intervenção: Sua proposta deve conter:

1.Agente ( quem vai fazer?)✅️
2. Meio/ modo ( como vai ser feito?)✅️
3. Ação ( o que deve ser feito?) - detalhamento✅️⁉️
4. Finalidade ( O que isso vai melhorar?)✅️

Ps. Deixo como dica retomar o tema em sua conclusão, além de se atentar a repetição de palavras que podem tirar pontos, de resto sua redação está muito boa.

Parabéns pela sua redação, você escreve muito bem!
Invisibilidade na sociedade

O romance filosófico "Utopia", re[…]

Olá Hospedar , tudo bem? 😺👋🏻 &[…]

SKKSKDKDK JoaoPedro72 isso é uma obr[…]

Oie, vocês poderiam corrigir minha reda&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM