Primordialmente, existem muitos estigmas que alimentam comportamentos de violência psicológica dentro da vida profissional de muitas pessoas. Os indivíduos que mais sofrem dessa realidade são os que estão fora do padrão de aceitação da sociedade: mulheres, negros, pessoas LGBTQI+, entre outras "minorias". E apesar da aprovação da Lei que torna o assédio moral crime, o combate a esse ato criminoso não é amplamente incentivado dentro das empresas.
Simultaneamente, a falta de discuções sobre a diversidade cultural, sexual e de gênero favorece o assédio moral em qualquer setor da sociedade. A CNN publicou uma reportagem levantando dados de empresas que investiram em diversidade no ano de 2020 e concluíram que essa atitude elevou a produtividade e qualidade dos serviços fornecidos. É possivel dizer com isso que o assédio moral e preconceitos são antagônicos ao desenvolvimento profissional e precisam ser combatidos.
Em síntese, para solucionar essa problemática, é preciso que o Ministério do Trabalho crie proliticas que incentivem a discussão sobre diversidade e combate ao assédio moral, além de promover a inclusão de "minorias" em cargos de liderança. Juntamente a isso, o mesmo órgão deve utilizar de suas redes sociais oficiais para divulgar os resultados de empresas que integram uma política de diversidade. Dessa forma, a representatividade irá incentivar a mudança de comportamentos tóxicos, como o assédio moral, e o meio profissional deixará de ser um peso para muitas pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.