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Por lua18
#71501
"A história da sociedade até os nossos dias é a história da nossa luta de classes", disse o sociólogo Karl Marx afirmando a existência dessa luta de classes, de opressores e oprimidos. Nota-se que o assédio moral no ambiente de trabalho é praticado, em sua maioria, por pessoas em cargos superiores e que por pensamentos hierárquicos abusam de seu poder contra seus funcionários. Assim, com crescimento de casos, fica claro a escassez de fiscalização trabalhista e carência de informação.
De início convém lembrar que o artigo 5 da declaração dos direitos humanos que diz que ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante. Como resultado de uma sociedade que invisibiliza e menospreza a violência psicológica diante da física, tal artigo é ignorado em relações de trabalho causando o aumento de assédio moral por falta de medidas punitivas, por meio de vigilância.
Deve-se abordar, ainda, que é evidente a falta de informação presente na população sobre seus direitos e sobre a legislação. "Um povo que lê nunca será um povo escravo", frase dita pelo escritor António Lobo deixa claro a importância da busca pelo conhecimento para a conquista da liberdade. É preciso, porém, admitir que não há incentivo, nas escolas, pela curiosidade no aprendizado do assunto e pela procura recorrente de informações, que há de prepara-los para o mercado de trabalho.
Portanto, faz-se urgente que o Ministério do trabalho invista e garanta a fiscalização rotineira nas empresas e que seja disponibilizado, junto aos treinamentos de trabalho, palestras sobre direitos trabalhistas para que os funcionários tenham conhecimento destes e possam impor os limites necessários. Para que as medidas punitivas em caso de assédio moral sejam executas de forma justa, com objetivo de que o ambiente e relações no trabalho sejam saudáveis, dignas e igualitárias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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