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#66575
No filme “American pie”, Steve era humilhado constantemente pelo patrão, que não mede esforços para rebaixa-lo. Ao longo da trama, é perceptível o quão tóxico era aquele trabalho, pois o personagem é posto em situações constrangedoras incessantemente. Fora da ficção, essa prática relacionada ao assédio moral é pautada em abundância no cotidiano de alguns trabalhadores brasileiros. Portanto, tal fato ocorre não só pela falta de empatia, como também pelo receio de denunciar.
Nesse contexto, a ocorrência de tão contestável conjuntura, decorre da extrema apatia com o próximo, e o sentimento de superioridade. Acerca disso, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, em tempos de modernidade líquida a indiferença ao próximo se torna habitual. Sob essa ótica, é lícito afirmar que o desprezo, e a arrogância contribuí para a ampliação do problema. Isso porque algumas autoridades não possuem respeito aos seus empregados, isto posto, gera consequências banais aos assalariados, que podem adquirir sentimentos de tristeza, ansiedade e pode levar até a depressão. Dessarte, fica evidente que a falta de empatia serve de base para catalisar esse quadro hediondo, o qual precisa ser mitigado de maneira rápida.
Ademais, o medo de levar esse problema a justiça é uma das causas mais antagônicas no que tange o assédio moral. Nesse sentido. De acordo com Thomas Hobbes é deve do Estado assegurar o bem-estar e promover a justiça para todos. Todavia, essa premissa, é deturpada pelo receio de denunciar, os quais causam problemas, pois as autoridades não podem recorrer à justiça, e o injustiçado continua sofrendo tal assédio. Assim, é inaceitável que esse problema perpetue.
Em suma, atitudes para a reversão do entrave supracitado são necessárias. Para tanto, urge que o Poder judiciário, responsável por garantir o direito de cada cidadão, incentivar o aumento de programas para denunciar o assédio moral, por meio da ampliação de aplicações financeiras, com o intuito de apoiar as pessoas que sofrem com essa problemática. Somado a isso, torna-se crucial que as mídias de grande acesso, como televisão e ‘internet’, execute campanhas voltadas para esse impasse, por intermédio de comerciais e publicações nas redes sociais, com o objetivo de tornar todos informados sobre o assunto, além de oferecer programas para incentivar a empatia. Dessa forma, haverá uma sociedade lícita, e diferente do ocorrido em “American pie.”
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#67334
Olá, @Clarita17, vou fazer alguns comentários sobre a sua redação ;)

TEMA: COMBATE AO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

INTRODUÇÃO
No filme “American pie”, Steve era humilhado constantemente pelo patrão, que não mede esforços para rebaixa-lo[1]. Ao longo da trama, é perceptível o quão tóxico era aquele trabalho, pois o personagem é posto em situações constrangedoras incessantemente. Fora da ficção, essa prática relacionada ao assédio moral é pautada em abundância no cotidiano de alguns trabalhadores brasileiros. Portanto, tal fato[2] ocorre não só pela falta de empatia, como também pelo receio de denunciar.

[1] rebaixá-lo
[2] Creio que isso não seja um fato e sim uma situação.
Comentários: Sua introdução está muito boa, você colocou um excelente repertório, muito pertinente, além de que você conseguiu fazer uma boa relação entre o repertório e o tema. A única coisa que eu senti que faltou foi um complemento no 3º período, sinto que faltou uma justificativa sabe, por que o assédio moral é abundante na vida dos trabalhadores brasileiros afinal?

D1
Nesse contexto, a ocorrência de tão contestável conjuntura,[3] decorre da extrema apatia com o próximo,[3] e o sentimento de superioridade. Acerca disso, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, em tempos de modernidade líquida a indiferença ao próximo se torna habitual. Sob essa ótica, é lícito afirmar que o desprezo,[3] e a arrogância contribuí[4] para a ampliação do problema. Isso porque algumas autoridades não possuem respeito aos seus empregados[como você chegou a essa conclusão?],[5] isto posto, gera consequências banais aos assalariados, que podem adquirir sentimentos de tristeza, ansiedade e pode levar até a depressão. Dessarte, fica evidente que a falta de empatia serve de base para catalisar esse quadro hediondo, o qual precisa ser mitigado de maneira rápida.

[3] Vírgula desnecessária.
[4] Contribui

[5] Creio que aqui ficaria melhor um ponto, porque ficou um pouco confuso.
Comentários: No geral o seu desenvolvimento está razoável, faltou algumas coisas, mas outras também estão bem colocadas. Mais uma vez, o seu repertório está super pertinente, muito bem colocado. Só faltou um pouco mais de aprofundamento sobre o porquê a falta de empatia contribuir com o problema. Recomendo que quando você terminar de escrever o parágrafo, se pergunte se você conseguiu justificar porque tal argumento é uma causa/consequência do problema. Outro ponto que gostei no seu parágrafo foram os adjetivos, achei muito interessante a maneira como você encaixou eles no texto, parabéns! Continue utilizando pois eles são marca de opinião e fortalecem a sua argumentação. :D

D2
Ademais, o medo de levar esse problema a justiça é uma das causas mais antagônicas no que tange o assédio moral. Nesse sentido. D[6]e acordo com Thomas Hobbes é dever do Estado assegurar o bem-estar e promover a justiça para todos. Todavia, essa premissa,[7] é deturpada pelo receio de denunciar, os quais[8] causam problemas, pois as autoridades não podem recorrer à justiça [por que as autoridades não podem recorrer à justiça?], e o injustiçado continua sofrendo tal assédio. Assim, é inaceitável que esse problema perpetue.

[6] Creio que aqui tenha sido um erro de digitação, rs. Era pra ser uma vírgula?
[7] Vírgula desnecessária.
[8] A expressão "os quais" não está se referindo a nenhuma palavra dita anteriormente.


Comentários: De cara já notei que o parágrafo está pequeno demais e já vou logo dando a recomendação de tentar deixar os parágrafos com um tamanho proporcional (não precisa ser necessariamente a mesma quantidade de linhas, mas é legal que eles tenham a diferença de tamanho de 1 ou 2 linhas no máximo). Achei o parágrafo muito vago e pouco argumentativo. Por que o receio de denunciar contribui com esse problema? (pergunte isso a si mesma). E por que as pessoas têm medo de denunciar?

CONCLUSÃO
Em suma, atitudes para a reversão do entrave supracitado são necessárias. Para tanto, urge que o Poder judiciário[AGENTE], responsável por garantir o direito de cada cidadão[DETALHAMENTO], incentivar[9] o aumento de programas para denunciar o assédio moral[AÇÃO], por meio da ampliação de aplicações financeiras[MEIO], com o intuito de apoiar as pessoas que sofrem com essa problemática[FINALIDADE]. Somado a isso, torna-se crucial que as mídias de grande acesso, como televisão e ‘internet’, execute campanhas voltadas para esse impasse, por intermédio de comerciais e publicações nas redes sociais, com o objetivo de tornar todos informados sobre o assunto, além de oferecer programas para incentivar a empatia. Dessa forma, haverá uma sociedade lícita, e diferente do ocorrido em “American pie.”

[9] Incentive
Comentários: Gostei da sua conclusão, mas a meu ver ela está muito vaga e superficial. Creio que o ideal não seria o "aumento de programas para denunciar o assédio moral" e sim a criação de programas. Além disso, em nenhum momento você citou as questões financeiras como um entrave para as denuncias, pelo que eu entendi, o que impede as pessoas de fazerem a denúncia é o receio/medo. A sua proposta 1 está completa estruturalmente, porém, a meu ver, o conteúdo dela não é suficiente.

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