Por maaryper
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#49668
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a (Educação) como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o (Analfabetismo), dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o (Analfabetismo no Brasil). Nesse sentido, o descanso governamental em questão do Analfabeto vem perante a sociedade trazendo uma série de problemas como: Não conseguem empregos que os remuere bem e acabam ficando com serviço pesados e exaustivo. Existe ainda o preconceito e o desempenho de atividades básicas como ler anúncios e placas, cartas e jornais. Como Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país. 
Ademais, é fundamental apontar o Trabalho infantil como também um impulsionador do Analfabetismo no Brasil. Segundo dados do do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) de 2016 mostram que o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando. Diante de tal dado exposto é notório que esse problema prejudica o desenvolvimento físico e mental da criança, privando também de oportunidades de frequentar a escola. Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, Podemos concluir que para baixar o índice de má Alfabetização, medidas precisam ser tomadas. Para isso, é imprescindível que o Distrito Federal juntamente com o estado, elaborem planos melhores como o PNE (Plano Nacional de Educação) criem oficinas educativas em locais de grande circulação, seja na rua ou nos locais de trabalho . Assim, se consolidará uma sociedade mais digna, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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