Em primeiro análise, percebe-se que violência nas escolas é um problema atual que nessecita a ser discutido. Atualmente, ocorre uma insegurança por parte dos alunos em frequentar a escola por não se sentirem seguros quanto a sociedade e os próprios alunos. Na série americana "13 Reasons Why" nos relata justamente como o bullyng, a homofobia e o machismo na escola infere na personalidade da juventude, nesse contexto, entede-se que tais violência mencionadas e outras como a própria violência física seja prejudicial pra sociedade, deparando com um cenário, onde as escolas que deveriam ser um lugar de aprendizagem, educação, segurança viera a se tornar um ambiente em que a violência sejam cada vez mais presente, ocasionando mal formação de pessoas e consequentemente agravando os índice de criminologia, novos profissionais capacitados e violência.
Em segundo perspectiva, percebe-se que a educação é a base para formação de um futuro melhor. Nesse contexto entende-se a importância de uma boa qualidade social nas escolas para formação de pessoas e futuramente profissionais na sociedade, caso o contrário, cenários prejudiciais ao convívio em comunidade venha a ser alarmantes como demonstra a música 'Violência" da banda Titãns, com o aumento de crimes, cenário de caos nas ruas, falta de empatia e violências urbanas e domésticas, tendo tudo diretamente relacionado a a raiz do problema no início da formação do convívio em sociedade dentro das escolas.
Portanto, medidas devem ser tomadas para o Conbate a violência nas escolas. O Ministério da Educação juntamente com os órgãos de justiça, deveriam criar programas de proteção nas escolas, onde todos os dias estajam presentes no âmbito escolar profissionais para assegurar a integridade física e mental dos alunos, e os redirecionar a estudos e palestras para enfatizar a importância do bom convívio em sociedade, assim diminuirá os índices de violência nas escolas é consequentemente problemas futuros frutos da mau formação de pessoas, ocasionando a melhoria do convívio social e nos índices de formações de profissionais. A partir disso, a sociedade verão o direito à segurança nas escolas de qualidade, garantido pela Carta Magna, como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.