Primeiramente é importante destacar o quanto vítimas de violência domestica sofrem para além do dano físico, principalmente crianças, que muitas das vezes tem seu responsável como violentador. Além disso, é notado que muitos desses menores sequer se reconhecem ou são reconhecidos como uma vítima, estando à mercê de uma situação prejudicial para sua própria formação. Sob essa ótica, nota-se a dificuldade de buscar ajuda e recorrer a denúncias diante da situação de vulnerabilidade.
Ademais, é evidente o quanto punições corpóreas em crianças e adolescentes por muito tempo foi e ainda são vistas como algo comum e recorrente. Contudo, a constituição brasileira afirma que é dever de todos velarem pela dignidade de menores, os quais muitas das vezes são vítimas de agressões desde jovens, sem nenhum tipo de impedimento externo. Dessa forma, tem-se em vista menores portadores de problemas que prejudicam seu desenvolvimento e que podem ser remanescentes até a vida adulta.
Diante disso é necessário um olhar mais atento para proteção de jovens e crianças. Cabe assim ao governo juntamente com o Ministério da Educação promover palestras e aulas acerca da identificação de situações de abuso, assim como cabe as próprias instituições de ensino oferecer suporte à menores em situação de vulnerabilidade. Logo, não apenas as crianças e adolescentes serão capazes de reconhecerem o problema, mas também receberão suporte necessário para um crescimento cercado de proteção e cuidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.