Avatar do usuário
Por sammmmm
Quantidade de postagens
#117921
Na série "Elementar" é relatado em um dos episódios casos de violência doméstica e abusos direcionados a crianças e adolescentes ocorridos em suas casas pelos próprios responsáveis. Nesse contexto, apesar de se tratar de uma obra fictícia esse cenário de violência é uma realidade para muitas pessoas, em especial menores de idade que estão mais vulneráveis a transgressões. Assim, tanto essa fragilidade, quanto a normalização de punições físicas como uma ferramenta educacional são resultados de uma juventude marcada por traumas e transtornos.

Primeiramente é importante destacar o quanto vítimas de violência domestica sofrem para além do dano físico, principalmente crianças, que muitas das vezes tem seu responsável como violentador. Além disso, é notado que muitos desses menores sequer se reconhecem ou são reconhecidos como uma vítima, estando à mercê de uma situação prejudicial para sua própria formação. Sob essa ótica, nota-se a dificuldade de buscar ajuda e recorrer a denúncias diante da situação de vulnerabilidade.

Ademais, é evidente o quanto punições corpóreas em crianças e adolescentes por muito tempo foi e ainda são vistas como algo comum e recorrente. Contudo, a constituição brasileira afirma que é dever de todos velarem pela dignidade de menores, os quais muitas das vezes são vítimas de agressões desde jovens, sem nenhum tipo de impedimento externo. Dessa forma, tem-se em vista menores portadores de problemas que prejudicam seu desenvolvimento e que podem ser remanescentes até a vida adulta.

Diante disso é necessário um olhar mais atento para proteção de jovens e crianças. Cabe assim ao governo juntamente com o Ministério da Educação promover palestras e aulas acerca da identificação de situações de abuso, assim como cabe as próprias instituições de ensino oferecer suporte à menores em situação de vulnerabilidade. Logo, não apenas as crianças e adolescentes serão capazes de reconhecerem o problema, mas também receberão suporte necessário para um crescimento cercado de proteção e cuidado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por sammmmm
Quantidade de postagens
#117923
@Mayrita23 @Casey12 @Kayokrys
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Quantidade de postagens
#117943
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados.

Na introdução, você apresentou um exemplo de violência doméstica contra crianças e adolescentes em uma obra fictícia. Embora seja válido trazer exemplos para ilustrar o tema proposto, é importante lembrar que a sua redação deve se basear em fatos reais e dados concretos sobre a situação da violência doméstica no Brasil.

No desenvolvimento do texto, você abordou dois aspectos importantes: a vulnerabilidade das vítimas de violência doméstica e a normalização das punições físicas como ferramenta educacional. Entretanto, faltou relacioná-los mais diretamente ao tema proposto — combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, seria interessante citar fontes confiáveis para embasar seus argumentos.

A sua proposta de intervenção foi bem elaborada ao sugerir que o governo promova palestras e aulas acerca da identificação de situações de abuso e as instituições ofereçam suporte aos menores em situação de vulnerabilidade. Contudo, faltaram detalhes sobre como essa intervenção será executada na prática (meios/métodos) e qual será seu impacto efetivo (efeito).

Por fim, é importante destacar que o repertório sociocultural produtivo pode ser ampliado por meio da citação de autores renomados ou referências históricas relevantes para o tema tratado.

Em resumo:

- Utilize fatos reais para ilustrar o tema;

- Relacione os argumentos diretamente ao tema proposto;

- Embase seus argumentos com fontes confiáveis;

- Detalhe mais a sua proposta de intervenção, especificando meios/métodos e efeito esperado;

- Amplie o repertório sociocultural produtivo.

Espero ter ajudado!

Sua redação possui 6 desvios!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
123 Exibições
por Higorvaz
0 Respostas 
82 Exibições
por Liviaaahh
1 Respostas 
109 Exibições
por AthenaJBM
0 Respostas 
71 Exibições
por CaioAranha16
0 Respostas 
83 Exibições
por Mariac2006
0 Respostas 
329 Exibições
por heloisajdi
0 Respostas 
58 Exibições
por Maluu15
0 Respostas 
75 Exibições
por Luiza24
0 Respostas 
50 Exibições
por LiviaKessya
6 Respostas 
248 Exibições
por FernandaCSo

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM