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Por Rayelli
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#117816
Segundo o John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e bem-estar dos indivíduos. Todavia, em virtude da violência doméstica ser uma realidade na sociedade, é válido reconhecer que o poder público não atua de modo efetivo, e não exerce o papel social conforme os ideais de John Locke. Nessa lógica é possível analisar a desinformação populacional e a omissão da vigilância como impulsionadores do problema.

Primeiramente, destaca-se a desinformação populacional existente entre os indivíduos como corroborador dessa temática. Segundo a declaração universal dos direitos humanos, promulgada em 1948 pela ONU, é dever de todo o cidadãos vírgulas tem pouca distinção o acesso à segurança. No entanto, ao analisar se a conjuntura brasileira hodierna, percebe-se que essa conduta não é cumprida na prática já que a falta de informações na sociedade impede que as pessoas tenham acesso aos direitos que estão sendo negados. Logo, é essencial que a violência contra crianças e adolescentes seja combatida, pois fere os artigos constitucionais.

Ademais, a omissão da vigilância é uma das causas da violência doméstica. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, algumas instituições, a exemplo do ECA (estatuto da criança e do adolescente), perderam sua função social, mas mantiveram sua forma, o que as caracteriza como "Instituições Zumbis", segundo o autor. Sob essa óptica, a perspectiva socióloga pode ser constatada na sociedade brasileira, pois o eca não atua de maneira plausível entre a população, de modo a ser ineficiente e contraditório como protetor das crianças e adolescentes do Brasil.

Destarte, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela violência doméstica. Para isso, o Ministério da Educação, órgão responsável pela formação dos indivíduos, deve investir na divulgação de informações sobre a violência contra os infantes, essa ação deve ocorrer por meio de palestras e reuniões nas instituições educacionais com os responsáveis dos alunos, com o intuito de informar o quão grave é, e quais as consequências de tais atos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#117828
NOTA FINAL 940!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto apresenta uma boa introdução, mas é importante que você desenvolva melhor o tema proposto ao longo dos parágrafos seguintes. Além disso, é necessário que você utilize um repertório sociocultural mais amplo para embasar seus argumentos e enriquecer o texto como um todo.

2. Texto dissertativo-argumentativo:

A estrutura da sua redação está adequada à proposta: há tese, argumentação e conclusão. No entanto, é preciso tomar cuidado com a organização das ideias para garantir uma maior clareza na exposição dos argumentos.

3. Argumentação e informações coerentes:

Você apresentou alguns argumentos relevantes sobre as causas da violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil, mas faltou relacioná-los diretamente ao tema proposto em alguns momentos. É importante também que você cite fatos concretos ou dados estatísticos para reforçar suas afirmações.

4. Coerência textual:

É fundamental que haja coesão entre as partes do texto para garantir uma leitura fluída e compreensível por parte do avaliador. Nesse sentido, sugiro que você revise a utilização de conectivos (como vírgulas) para evitar ambiguidades ou erros gramaticais.

5. Proposta de intervenção detalhada:

Sua proposta de intervenção foi bem elaborada quanto aos aspectos formais exigidos pelo Enem (agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito). No entanto, é importante que você apresente uma solução mais concreta para o problema da violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil.

Em resumo, a sua redação apresenta alguns pontos positivos, mas também há aspectos que precisam ser melhorados. Para isso, sugiro que você revise o texto com atenção aos critérios de correção do Enem e busque ampliar seu repertório sociocultural para enriquecer seus argumentos. Além disso, é fundamental que você se dedique à elaboração de uma proposta de intervenção mais efetiva para combater a violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil.

Sua redação possui 8 desvios!
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