Antes de tudo, faz-se necessário destacar a inoperância estatal como um dos principais catalisadores da problemática. Nesse sentido, conforme o artigo 6 da Constituição Federal de 1988, o direito à segurança física e moral é garantido igualmente a todos os cidadãos do país. Porém, o Estado brasileiro falha ao não cumprir tal direito de maneira integral, uma vez que, segundo dados divulgados pelo website G1, em 2019 mais de 45 mil casos de violência infantil foram registrados apenas no estado de Tocantins. Isso posto, urge-se uma reformulação imediata da postura adotada pelo Estado.
Outrossim, o silenciamento enraizado na coletividade mostra-se recorrente no atual cenário do país. Nesse contexto, em consonância com as ideias do filósofo francês, Michel Foucault, alguns temas são silenciados no tecido social com objetivos anteriormente estabelecidos. Por conseguinte, grande parte dos casos de violência domiciliar infantil e contra adolescentes no Brasil não chegam ao menos a serem formalizados em uma denúncia, já que as testemunhas, muitas vezes, sentem-se coagidas a continuar em silêncio devido à crença de que alguns comportamentos violentos possuem caráter educacional ou correcional. Assim, consequentemente, a violência doméstica continua acometendo a vida de milhares de garotos e garotas em todo o país. Logo, é incabível que casos como esse ainda existam no atual século.
Desse modo, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da violência doméstica infantil e contra adolescentes na sociedade brasileira. Objetivando mitigar a adversidade, cabe ao Ministério Público rever o orçamentário referente à seguridade do país e destinar um maior volume de verbas aos estratos hierárquicos responsáveis por garantir a segurança das crianças e dos adolescentes, a fim de melhorar como esses casos são recebidos e diminuir o tempo de suas resoluções. Além disso, o Ministério das Comunicações pode ajudar, produzindo e fomentando campanhas a serem veiculadas nos canais de comunicação em massa, como o televisivo e o radiofônico, objetivando educar e conscientizar a população sobre em relação à problemática em questão. Somente assim, o Brasil poderá, cada dia mais, aproximar-se da sociedade idealizada e descrita por Thomas Moore.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.