A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a violência. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, cerca de 4 mil crianças e adolescentes faleceram, no país, em 2019, devido à violência doméstica sofrida. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar o silenciamento midiático como fator contribuinte para a persistência da agressão doméstica. Dessa forma, Vladimir Jankélévitch, filósofo francês, busca retratar em "Paradoxo da Moral', seu livro, a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que o combate a violência doméstica encontra um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que tal problemática traz consigo. Dessa maneira, torna-se essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, uma desigualdade no acesso à infância.
Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o Governo Federal - órgão de maior poder político nacional, com o apoio do Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de verbas governamentais, deve promover campanhas de conscientização em massa nas escolas e meios midiáticos. Essa ação será realizada com o intuito de promover a erradicação da violência, para que a sociedade não naturalize a alienação que a permeia. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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