Em um primeiro plano, a negligência estatal reflete um problema intrínseco e duradouro, à medida que há falta de políticas públicas para combater esse entrave. Nesse contexto, ressoa a perspicácia da "Atitude Blasé" proposta por Georg Simmel, no qual o indivíduo se torna indiferente perante situações que exigiriam sua atenção. Isso leva a uma percepção de que, ao enfrentar a persistência da violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil, o ser humano naturaliza essa postura, tornando-se inerte diante da problemática, e consequentemente, não tomando medidas para esse estorvo social.
Nesse sentido, é imperativo destacar o desmazelo infantil como fator impulsionado pela apatia do Poder Público. Conforme Rousseau, "o homem é moldado pelo ambiente, sociedade e educação". Diante disso, ao vivenciar o combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil, o cidadão brasileiro, inserido em um contexto que negligencia a questão e permite sua persistência, tende a perpetuar essa conduta e a enxergar o panorama como trivial. Dessa forma, viveremos em uma sociedade deplorável.
É notória, portanto, a urgência de reverter esse cenário. Para tal, é imperativo que o Mistério da criança e do Adolescente, deve fomentar medidas sociais para favorecer o infantil. Tal medida será efetivada por meio de palestras e debates escolares, incentivando o corpo discente a recorrer ao amparo em caso de violência doméstica, visando promover a complacência. Desse modo, o combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil poderá, com otimismo, deixar de ser uma realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada