Avatar do usuário
Por Samara102006
Quantidade de postagens Amigos
#119059
Na obra literária "Uma Segunda Chance" da autora norte-americana Collen Hoover, é retratada a negligência física e psicológica feita pela mãe da protagonista em relação a jovem. Na ficção, o governo intervém na guarda de Kenna por conta dos maus-tratos sofridos por ela em sua residência. Em consonância com o que é exposto na trama, estão as milhares de crianças e adolescentes que são vítimas dessa triste realidade: violentadas por aqueles que deveriam protegê-las e no lugar em que deveriam se sentir seguras. Diante disso, é de suma importância compreendermos o que gera e qual será o impacto desses abusos no futuro.

Nesse viés, um dos fatores que contribuem para que essa problemática ainda esteja presente na sociedade brasileira, é a falta de educação familiar. De acordo com o portal G1, o número de crianças e adolescentes que já sofreram agressões em suas casas está aumentando no Brasil. Isso ocorre, porque em boa parte dos casos os responsáveis pelos pequenos não sabem ao certo como os educarem, geralmente por também não terem sido criados em um ambiente harmonioso, acabam por utilizar a violência, as famosas "Palmadas", como forma de punição. Além disso, há também os abusos verbais e sexuais que, muitas vezes, não são denunciados pelo medo de que o agressor descubra, antes mesmo da ação da justiça, e sejam punidos por conta disso. Dessa forma, tal como a Kenna da ficção, muito sentirão os impactos na fase adulta.

Ademais, os danos causados pelos tutores na vida desses jovens será refletido quando estiverem mais velhos. Tendo isso em vista, o filósofo Pitágoras citou "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens". Com isso, é possível concluir que a instrução que é dada aos filhos pode interferir na sua personalidade e na forma como lidam com suas emoções, uma educação pautado na violência ao invés do diálogo poderá levá-los a adquirirem comportamentos agressivos, desrespeitosos e ,possivelmente, ansiosos.

Portanto, após entender que a violência contra os juniores está intimamente ligada à ausência de mecanismos instrutivos para os responsáveis, é necessário buscar estratégias para combater esse grave problema. Logo, cabe Poder Executivo Federal, especificamente o Ministério da Educação, promover a educação familiar em todo o país. Está ação deverá acontecer por meio de palestras nas escolas com a participação de educadores,psicopedagogos,psicólogos e integrantes do conselho tutelar apresentando a eles como desenvolver uma relação saudável com seus filhos. Além desse trabalho com os pais, deverá ser criada uma ouvidoria, com os mesmos profissionais, para se caso houverem denúncias os estudantes possam reportá-las com mais facilidade e segurança. A fim de mitigar os casos de violência residencial sofrida pela juventude. Até porque, assim como a Kenna, todos merecem viver, não somente em uma casa, mas sim em um lar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119080
Olá, @Samara102006! Como requisitado, irei corrigir aqui sua redação, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional. :mrgreen:


CORREÇÃO


INTRODUÇÃO

"Na obra literária "Uma Segunda Chance", da autora norte-americana Collen Hoover, é retratada a negligência física e psicológica feita pela mãe da protagonista em relação a jovem. Na ficção, o governo intervém na guarda de Kenna por conta dos maus-tratos sofridos por ela em sua residência. Em consonância com o que é exposto na trama, estão as milhares de crianças e adolescentes que são vítimas dessa triste realidade: violentadas por aqueles que deveriam protegê-las e no lugar em que deveriam se sentir seguras. Diante disso, é de suma importância compreendermos o que gera e qual será o impacto desses abusos no futuro"


Notas: boa introdução! Apenas um erro de virgula ali no começo e, talvez, uma melhor relação do repertório com o tema em questão. "Negligência" fisica ou psicológica ficou um poucon confuso: eles não ligam pro estado mental e físico das crianças?


D1

"Nesse viés, um dos fatores que contribuem para que essa problemática ainda esteja presente na sociedade brasileira, é a falta de educação familiar. De acordo com o portal G1, o número de crianças e adolescentes que já sofreram agressões em suas casas está aumentando no Brasil. Isso ocorre, porque em boa parte dos casos os responsáveis pelos pequenos não sabem ao certo como os educarem, geralmente por também não terem sido criados em um ambiente harmoniosoQue ambiente?, acabam por utilizar a violência, as famosas "Palmadas", como forma de punição. Além disso, há também os abusos verbais e sexuais que, muitas vezes, não são denunciados pelo medo de que o agressor descubra, antes mesmo da ação da justiça, e sejam punidos por conta disso. (Período adicional expositivo)Dessa forma, tal como a Kenna da ficção, muito sentirão os impactos na fase adulta."

Nota: Sua argumentação está indo bem, somente alguns erros que precisam ser corrigidos. Um deles é a falta de explicação da motivação — nesse caso, o "que ambiente" —, e o outro, um pouco mais robusto, é a falta de problematização em cima dessa causa. Você já propôs uma boa causa, não precisaria de mais um período para expor mais tipos de agressões. Use esse período, então, para esclarecer as consequências e seus efeitos (Consequência da consequência).


D2

"Ademais, os danos causados pelos tutores na vida desses jovens será refletido quando estiverem mais velhos. Tendo isso em vista, o filósofo Pitágoras citou "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens". Com isso, é possível concluir que a instrução que é dada aos filhos pode interferir na sua personalidade e na forma como lidam com suas emoções, uma educação pautado na violência ao invés do diálogo poderá levá-los a adquirirem comportamentos agressivos, desrespeitosos e ,possivelmente, ansiosos."?

Nota: Acho que esse parágrafo serviria como uma consequência do primeiro, então seria, de fato, melhor, ao invéz de "Ademais", um "Por conseguinte". Não é uma má consequência, mas faltou a consequência da consequência: o que isso gera, o que essa mudança comportamental fomenta? Pense bem.

Proposta de Intervenção


Contém todos os itens necessários :mrgreen:


NF: Ótima redação! Só aprimoraria alguns aspectos argumentativos, pois o resto esta bem estruturado. Bons estudos! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119190
Sua redação ficou muito boa, concordo com os pontos ressaltados pelo Higor!:)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119203
Samara102006 escreveu:Muito obrigada @Mylike 💗
De nada! sua escrita melhorou bastante! 8-)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
125 Exibições
por Higorvaz
0 Respostas 
83 Exibições
por Liviaaahh
0 Respostas 
72 Exibições
por CaioAranha16
0 Respostas 
84 Exibições
por Mariac2006
0 Respostas 
333 Exibições
por heloisajdi
0 Respostas 
58 Exibições
por Maluu15
0 Respostas 
75 Exibições
por Luiza24
0 Respostas 
50 Exibições
por LiviaKessya
6 Respostas 
250 Exibições
por FernandaCSo
3 Respostas 
298 Exibições
por Yteles11

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM