Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como um grave empecilho no enfrentamento da coerção familiar contra menores de idade no país. Isso porque, para Aristóteles, a política tem como função essencial à preservação do bem comum entre pessoas de uma mesma sociedade. Contrariamente, na nação, o descaso do poder público de maior autoridade em impedir o panorama supracitado, legitimado pela matéria do G1, comprova a divergência contra a tese do filósofo grego. Assim, é evidente que a problemática exposta não encontra o respaldo político necessário, o qual dificulta a sua resolução.
Ademais, as questões socioculturais são outro fator alicerçante na conjuntura hodierna. Desse modo, consoante com o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob esse viés, percebe-se que o cessamento à agressão domiciliar contra jovens na União, é fortemente influenciado pelo pensamento coletivo, dado que se pessoas crescem inseridas em um contexto social agressivo, a tendência é adotar esse comportamento também. Dessa forma, nítido é que a morosa transformação mental da população brasiliense intensifica a gravidade do problema.
Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, juntamente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e, o Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficinas nas escolas de ensino médio ministradas por professores de sociologia, trazer os alunos e seus responsáveis fora do período de aula para dissertarem sobre a importância do protagonismo cidadão em prol de melhorias sociais. Com efeito, os envolvidos serão os agentes por dissociar o combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil, da violência simbólica de Bourdieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.