Sob esse viés, é imprescindível analisar a limitação das leis cidadãs do Brasil somente à teoria, fator que amplia a ocorrência desses atos criminosos. Isso ocorre porque a incúria da população, especialmente do governo, perante a execução prática dessa garantia de segurança distancia a eficácia dela na realidade das pessoas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, o qual deveria trabalhar funcionalmente promovendo a dignidade dos jovens brasileiros. Dessa forma, a deficiente existência das leis não assegura o bem-estar desses indivíduos, mas, ao contrário, atua como forma de impunidade aos criminosos, vulnerabilizando as vítimas e dificultando a intervenção contra o problema.
Além disso, é válido ressaltar, ainda, a perpetuação de um costume mal enraizado na civilização como outro propulsor da problemática. Segundo a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria do mal por radicalidade, a crueldade do ser humano é proporcionada grande parte pela descendência desse caráter, isto é, pela tendência de transmitir adiante o apoio à maldade. Nesse sentido, o cenário também se reflete como um desafio no combate à violência domiciliar infantil, onde essas práticas ilícitas de agressões, não somente físicas, como psicológicas e morais, tendem a enraizar-se entre as famílias, desenvolvendo um crescimento irrestrito desse crime.
Portanto, tornam-se urgentes medidas para aplacar o problema agressor da dignidade de crianças e adolescentes. Para tal, o Ministério Público _ órgão capacitado responsável por agir contra impasses nocivos ao bem-estar da população _ deve criar e aplicar o projeto "Segurança à menor idade". Isso será feito por meio de políticas públicas aprovadas que possibilitem a criação homogênea de centros de apoio a essa parcela jovem, com os fins de facilitar a denúncia contra a criminalidade dessa violência doméstica e de disponibilizar autoridades para o exercício prático das leis, como do ECA. Só assim, a população infantil-adolescente será devidamente protegida no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.