Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar o contínuo ato de desabrigo familiar cometido contra o indivíduo da terceira idade, ocorrendo quando há ausência dos familiares ou responsáveis. Sob esta perspectiva, apresenta-se o descumprimento do artigo 37 do Estatuto do Idoso, que lhe garante o direito a uma moradia digna. Com isso, é possível notar o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, uma vez que torna-se necessário combater, urgentemente, este quadro.
Além disso, a comissão de descuido profissional para com o ancião desprotegido expõe-se como outro desafio desta problemática. O filme "Intocáveis" retrata a vulnerabilidade de um senhor e o carecimento da contratação de um zelador atento para ajudar-lhe em suas atividades. Tal conceito é materializado no Brasil, de forma que muitos idosos precisam, mas não recebem, o cuidado que sua idade e situação exigem. Logo, tudo isso retarda o combate à violência contra a pessoa idosa no Brasil.
Sendo assim, medidas devem ser tomadas a fim de diminuir este quadro de violação e, a partir da ação pública, é necessário introduzir na cultura familiar, por meio das redes sociais, a organização de campanhas conscientizantes ou através da ascensão de hashtags, a importância do monitoramento familiar em relação aos idosos e suas interações com os cuidadores, para que a valorização da terceira idade e o zelo que eles necessitam não seja mais um tópico violento a ser retratado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.