Propostas já cobradas
  • Avatar do usuário
#25361
Na obra "Utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a homofobia apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de diálogo , quanto da discriminação.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de diálogo presente na questão. O filme "Orações para Bobby", dirigido por Russell Mulcahy lançado em 2009, retrata a história real da vida de Bobby Greffith, um jovem gay que se suicidou devido à não compreensão de sua mãe . Contudo, são várias vidas de jovens que passam por situações como essa. Portanto, para que um problema como o da homofobia seja resolvido, faz-se necessário debater sobre.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da discriminação. Segundo o artigo 1 da Declaração Universal dos Diretos Humanos: "Todos os seres humanos nascemos livres e iguais em dignidade e direitos". Entretanto, no Brasil, não existe uma penalidade severa para quem comete qualquer tipo de discriminação, assim, tendo como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange à homofobia.
Desse modo, medidas devem ser tomadas para alterar esse cenário. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutam sobre a homofobia na sociedade brasileira, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
#28917
Sua introdução está muito boa, seus argumentos também, pegue como exemplo para fazer a proposta de intervenção esses critérios:
1- O que deve ser feito?
2- Quem deve fazer?
3- Como deve ser feito?
4- Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Você conseguiu responder corretamente a 1, 2 e 4. Sua redação está ótima. :D

A pandemia da peste negra no século XIV afe[…]

No filme Vidas Partidas, conta a história d[…]

Atualmente no Brasil cerca de 60% da populaç[…]

Combate a depressão

Combate a depressão É fato que, a de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM