Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120641
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a violência infantil consiste em qualquer ação realizada de forma consciente que gere danos a uma criança podendo ser física, verbal ou psicológica. Apesar de ser um ato covarde e, principalmente, criminoso, tal ato ainda é muito corriqueiro nas famílias brasileiras, ocasionando uma educação familiar violenta e punitivista, bem como a negligente dos pais em observar a violência gerada por pessoas próximas à família - amigos, parentes, até os próprios pais - sobre os seus filhos.

Como mencionado, a educação punitivista é muito usual nos lares brasileiros como método de correção disciplinar. Esse tipo de “correção” possui origem histórica relacionada aos castigos físicos ocorridos, inclusive, no próprio ambiente escolar dos pais e dos avós. Exemplos com a palmatórias, chicoteamento pelos mais variados objetos, ajoelhamento do milharal, foram ações violentas utilizadas como correção nas gerações passadas que refletem, ainda hoje, nas crianças do presente.

Ademais, destaca-se a negligência dos pais no cuidado das crianças quando as mesmas estão sobre a responsabilidade de pessoas próximas, pois a confiança em terceiros dificulta a observação de marcas de violência corporal ou comportamento anômalo sobre os menores, além de ocultar os causadores. Vale ressaltar que 85% dos casos de violência infantil, inclusive sexual, ocorrem no próprio ambiente familiar com pessoas próximas à família, de acordo com o levantamento do Ministério dos Direitos Humanos.

Diante do exposto, portanto, nota-se que a educação punitivista e a negligência no cuidado das crianças são ações que tornam a violência infantil ainda recorrente nos dias de hoje. Deste modo, faz-se necessário a criação de projeto mais participativos envolvendo pais e entidades públicas - como escolas e associações - que promovam o ensinamento da educação não violenta aos pais mediante aulas participativas, vídeos educativos, livros acessíveis. Assim, permitindo que o ambiente de ensino seja utilizado como divulgador de políticas públicas voltadas aos menores, possibilitando a quebra dessa continuidade de violência com raízes históricas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120644
Olá, tudo bem?? 😺👋🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.

════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════


Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a violência infantil consiste em qualquer ação realizada de forma consciente que gere danos a uma criança podendo ser física, verbal ou psicológica. Apesar de ser um ato《⚛] covarde e, principalmente, criminoso, tal ato 《⚛] ainda é muito corriqueiro nas famílias《⚛] brasileiras, ocasionando uma educação familiar 《⚛] violenta e punitivista, bem como a negligente [❌》negligência] dos pais em observar a violência gerada por pessoas próximas à família 《⚛]- amigos, parentes, até os próprios pais - sobre os seus filhos.
════════════════════
Bem, aqui você tem uma boa introdução, mas no final acredito que precise separar melhor seus períodos. Recomendo dividir a introdução em três períodos, exemplo:

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a violência infantil consiste em qualquer ação realizada de forma consciente que gere danos a uma criança podendo ser física, verbal ou psicológica. Nesse sentido, apesar disso ser um ato covarde e, principalmente, criminoso, tal preceito ainda é muito corriqueiro nas famílias brasileiras, quando é visível a existência de uma educação doméstica violenta e com punições em excesso, as quais incitam na criança o isolamento, a depressão, ou até mesmo uma revolta comportamental. Sendo assim, torna-se primordial discutir sobre o punitivismo e a negligência dos pais em observar a violência gerada por pessoas próximas à família.

════════════════════
Como mencionado, a educação punitivista é muito usual nos lares brasileiros como método de correção disciplinar. [⚠️》acredito que faltou problematizar um pouco mais a tese] Esse tipo de “correção” possui origem histórica relacionada aos castigos físicos ocorridos, inclusive, no próprio ambiente escolar [❌》vírgula] dos pais [❌》cuidado, aqui deu duplo sentido sem a vírgula] e dos avós. [⚠️》esse período que irá introduzir precisa se relacionar melhor com o outro. Então, trabalhe essa parte na sua redação para se tornar algo mais harmônico] Exemplos com [❌》como] a [❌》as] palmatórias, [❌》o] chicoteamento pelos mais variados objetos, ajoelhamento do milharal, foram ações violentas utilizadas como correção nas gerações passadas que refletem, ainda hoje, nas crianças do presente. [⚠️》ok! Você tem um ótimo ponto de vista da problemática. Entretanto, faltou você trazer uma argumentação baseada nesse preceito, falando sobre as consequências desse passado histórico persistir na atualidade, e como pode ser problemático a existência dele]
════════════════════
Recomendo que melhore e acrescente um período baseado no que disse acima. 😉👍🏻 Não precisa mudar tudo, apenas desenvolva um novo período de argumentação ressaltando as dicas supracitadas.
════════════════════
Ademais, destaca-se a negligência dos pais no cuidado das crianças quando as mesmas [❌》cuidado, é incorreto usar "a mesma" como retomada] estão sobre a responsabilidade de pessoas próximas, [⚠️》faltou separar melhor a tese] pois a confiança em terceiros dificulta a observação de marcas de violência corporal ou comportamento anômalo sobre os menores, além de ocultar os causadores. Vale ressaltar que 85% dos casos de violência infantil, inclusive sexual, ocorrem no próprio ambiente familiar com pessoas próximas à família, de acordo com o levantamento do Ministério dos Direitos Humanos. [⚠️》aqui faltou fechar o conceito que está debatendo, precisa concluir sua análise de tudo isso.]

════════════════════
Diante do exposto, portanto, nota-se que a educação punitivista e a negligência no cuidado das crianças são ações que tornam a violência infantil ainda recorrente nos dias de hoje. Deste modo, faz-se necessário a criação de [❌》um] projeto mais participativos [❌》participativo] envolvendo pais e entidades públicas - como escolas e associações - que promovam o ensinamento da educação não violenta aos pais mediante aulas participativas, vídeos educativos, livros acessíveis. Assim, permitindo que o ambiente de ensino seja utilizado como divulgador de políticas públicas voltadas aos menores, possibilitando a quebra dessa continuidade de violência com raízes históricas.

════════════════════
Precisa do meio. Porém, ficou muito boa sua conclusão.
1
Avatar do usuário
Por ronaldjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120705
@EmillySilva Emilly do céu, muito obrigado pela dedicação e profissionalismo na correção da minha redação. Muito obrigado mesmo!
1
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120738
ronaldjr escreveu:@EmillySilva Emilly do céu, muito obrigado pela dedicação e profissionalismo na correção da minha redação. Muito obrigado mesmo!
Que isso, por nada! Fico feliz em ajudar. Precisando tirar dúvidas, é só me chamar! ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
118 Exibições
por Nickpequi
O combate a violência doméstica infantil
por Elena17    - In: Outros temas
1 Respostas 
107 Exibições
por Higorvaz
Violência Doméstica Infantil
por Carraro    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por Carraro
Violência Infantil
por Isabella33    - In: Outros temas
0 Respostas 
24 Exibições
por Isabella33
1 Respostas 
82 Exibições
por Isabela03
Violência Infantil?! Não!?
por Geovannac    - In: Outros temas
0 Respostas 
21 Exibições
por Geovannac
Violência infantil.
por miche684    - In: Outros temas
0 Respostas 
31 Exibições
por miche684
Violência infantil
por Rosario2    - In: Outros temas
1 Respostas 
29 Exibições
por Rosario2
Violência infantil
por Rosario2    - In: Outros temas
3 Respostas 
73 Exibições
por wallacek0
Violência infantil
por Isabelamsl1    - In: Outros temas
0 Respostas 
24 Exibições
por Isabelamsl1
Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

desafios da modalidade de ensino EJA

Oi Isa, sua redação está mt b[…]

De acordo com Émilie Durkheim, a sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM