Avatar do usuário
Por hillarygs
Quantidade de postagens
#130001
É fato conhecido que o acesso às tecnologias e aos avanços científicos se popularizou e se expandiu pelo mundo após a globalização. A infinidade de informações contidas no mundo digital estão agora a apenas um clique de distância, ou pelo menos é isso que parece.

À primeira vista a acessibilidade a internet pode parecer universal e igualitária, mas segundo uma matéria do jornal El País, cerca de 60% das pessoas entre 15 e 24 anos na África não têm acesso à internet, enquanto na Europa essa porcentagem é de apenas 4%. Áreas de conflito armado, como Iraque, Afeganistão e, mais recentemente, a Palestina, também enfrentam uma grave falta de acesso à internet. Essas disparidades destacam como o acesso à tecnologia e aos avanços científicos ainda está longe de ser equitativo, perpetuando a desigualdade global.

O escritor e inventor Richard Buckminster Fuller dizia: "A humanidade está adquirindo toda a tecnologia certa por todas as razões erradas". Analisando essa frase no contexto atual da nossa sociedade, percebe-se que a fala de Fuller, apesar de ter sido dita há décadas, nunca esteve tão atual. A tecnologia e a ciência têm proporcionado diversas melhorias e inovações para a sociedade. As melhorias na educação, saúde, meio ambiente e comunicação são evidentes nos dias de hoje. Doenças consideradas incuráveis no século passado agora são tratáveis. O desenvolvimento de tecnologias e energias renováveis e sustentáveis tem transformado a forma como as pessoas encaram e lidam com os problemas climáticos atuais. Além disso, os meios de comunicação, especialmente a internet e as redes sociais, estão se tornando os principais agentes socializadores, algo inimaginável décadas atrás.

No entanto, a tecnologia também trouxe desafios e malefícios para a sociedade. A falta de acesso à tecnologia é um reflexo dessa situação. A enorme quantidade de informações disponíveis na internet pode ser benéfica, mas também pode ser prejudicial. O uso indevido da ciência e do conhecimento tem gerado diversos problemas sociais, como a disseminação de fake news, golpes online, cyberbullying e assédio nas redes sociais, que podem causar danos severos à saúde mental e moral dos indivíduos. Além disso, questões como privacidade comprometida e dependência excessiva de dispositivos eletrônicos também exigem atenção.

Para garantir que os benefícios da ciência e da tecnologia sejam amplamente distribuídos e os malefícios minimizados, é essencial promover políticas públicas inclusivas, que garantam o acesso equitativo às tecnologias e promovam a educação digital responsável. Além disso, é fundamental incentivar a pesquisa e a inovação que estejam alinhadas com os valores éticos e sociais, visando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade ambiental.

Assim, é possível concordar com a afirmação de Richard Buckminster Fuller de que a humanidade está adquirindo toda a tecnologia certa por todas as razões erradas. Cabe a nós, enquanto sociedade, buscar utilizar a ciência e a tecnologia de forma consciente e responsável, visando sempre o benefício coletivo e o progresso sustentável.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
110 Exibições
por Ajajjjj
5 Respostas 
438 Exibições
por Sarah73
0 Respostas 
800 Exibições
por carolxxs
0 Respostas 
123 Exibições
por vangrine
0 Respostas 
235 Exibições
por Angelax
1 Respostas 
64 Exibições
por Francisca57
DESIGUALDADE AO ACESSO A TECNOLOGIA NO BRASIL
por pam7878    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por pam7878
O papel da ciência no mundo contemporâneo
por milenyc59    - In: Outros temas
0 Respostas 
163 Exibições
por milenyc59
O papel da ciência no mundo contemporâneo
por milenyc59    - In: Outros temas
0 Respostas 
111 Exibições
por milenyc59
0 Respostas 
123 Exibições
por JuliaMaria10

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM