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Por Howell
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Na música " Como nossos pais", da cantora Elis Regina, é retratado a força de uma juventude que busca reaver os seus direitos de participação social que foram negados na ditadura militar. Em contraste com a realidade brasileira, o jovem contemporâneo não é visto como responsável por mudar a sociedade, pois ele é tratado como algo sem perspectiva. Dessa forma, pode-se apontar como os fatores dessa problemática o fator educacional e negligência estatal .
Sob esse viés, a falta de preocupação com a educação é um grande empecilho para resolução do problema. Nesse contexto, segundo o filósofo grego Epicteto, " só a educação liberta", ou seja , ela é responsável por motivar a participação social. Todavia, com a retirada de matérias essenciais, como a filosofia e sociologia, do novo ensino médio, que buscam desenvolver o senso crítico para contribuição do jovem na cidadania, acaba prejudicado. Além disso, com a falta de educação adequada, os adolescentes acabam sendo influenciados pelas redes sociais.
Outrossim, a negligência estatal é o grande perpetuador e causador desse problema. Nesse sentido, de acordo com a filosofia inglesa Elizabeth Anscomb, na teoria do consequencialismo, para tudo tem uma causa , e para toda causa existe uma consequência. Dessa maneira, a falta de preocupação do estado em relação às áreas que moldam o senso crítico, já que esse busca a formulação da opinião e assim o protagonismo do jovem na sociedade, é algo preocupante. Dessa perspectiva, o não atentamento do governo para esses fatores, cria-se jovens leigos para atuação da cidadania.
Portanto, de maneira urgente, é preciso desconstruir as bases deficitárias apontadas. Por isso, cabe ao Governo Federal, responsável por garantir os direitos constitucionais, por meio do Ministério da Educação, a criação de projetos para motivar a participação social e que o estado invista mais na educação. Isso será feito a fim dos jovens garantirem sua cidadania. Dessa maneira, teremos uma juventude mais presente em atos sociais, como retratado na música de Elis Regina.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por lais458
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#128300
@Howell

1. **Introdução:**

- Sua introdução apresenta uma contextualização interessante ao citar a música "Como nossos pais" de Elis Regina, mas poderia ser mais direta em relação à tese que será desenvolvida no decorrer do texto.

- Procure apresentar claramente qual é o problema central que será discutido ao longo da redação.

2. **Desenvolvimento:**

- Seus argumentos são pertinentes, porém seria importante explorá-los com maior profundidade.

- Ao mencionar a retirada das disciplinas de filosofia e sociologia do novo ensino médio como um fator prejudicial à formação crítica dos jovens, você poderia exemplificar como essas disciplinas contribuem para o desenvolvimento do senso crítico.

- Além disso, ao abordar a influência das redes sociais na formação dos adolescentes, seria interessante trazer dados ou exemplos concretos para embasar essa afirmação.

3. **Conclusão:**

- Sua proposta de intervenção está bem elaborada ao sugerir que o Governo Federal invista mais na educação para motivar a participação social dos jovens. No entanto, seria válido detalhar um pouco mais sobre quais tipos de projetos específicos poderiam ser implementados nesse sentido.

4. **Coerência e Coesão:**

- Utilize conectivos adequados para articular as ideias entre os parágrafos e garantir uma progressão lógica no texto.

5. **Revisão Final:**

- Revise sua redação quanto à ortografia e pontuação para evitar possíveis erros que possam comprometer a compreensão do texto.

Em resumo, sua redação possui uma estrutura básica coerente e bons argumentos iniciais; no entanto, é importante expandir esses argumentos com exemplos mais robustos e reforçar a conexão entre as partes do texto. Lembre-se também da importância da revisão final para garantir um texto claro e sem falhas gramaticais. Parabéns pelo esforço!
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