Em primeira análise, é crucial ressaltar que a “isonomia” é a garantia de oportunidades iguais, mesmo em condições diferentes. Seguindo esse contexto, o Chat GPT é um ambiente inclusivo, pois, o mecanismo tecnológico é composto por diversas ferramentas de pesquisa para que uma ampla variedade de pessoas possa utilizar o “software” como fonte de conhecimento. Isso acontece, porque o logaritmo responde às perguntas do público de várias formas didáticas, proporcionando o sentimento de imersão virtual aos cidadãos,a exemplo, os analfabetos têm acesso às informações do Chat por microfones e áudios. Constituindo-se, assim, uma sociedade com isonomia, visto que, o Chat GPT é acessível em condições diferentes.
Além disso, o Chat é responsável pela escassez de comunicação entre os membros da sociedade. Segundo Steve Jobs, fundador da Apple, “A tecnologia move o mundo”. De fato, a inteligência artificial assemelha-se ao comportamento humano, ou seja, o público se torna dependente dos diálogos criativos do Chat GPT para realizar suas atividades diárias. Nesse sentido, os cidadãos recorrem ao site para conversar com o robô eletrônico sobre assuntos pessoais se isolando do convívio social, como, por exemplo, familiares e amigos. Tornando-se necessário, políticas públicas que reforcem a importância de utilizar o “software” adequadamente.
Por tanto, urge que o problema de comunicação advindo do Chat GPT seja resolvido. Para isso, cabe ao Estado distribuir mais verbas para o Ministério da Educação investir na organização de palestras ministradas por professores. Tal ação, terá a finalidade de instruir a população sobre como utilizar o Chat GPT, mostrar que a ferramenta é benéfica e informativa para os diversos públicos, mas também pode contribuir para a escassez de diálogo quando utilizada de forma inadequada. Logo teremos uma sociedade equilibrada em que a tecnologia contribui para o avanço social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.