Como resultado, o Estado tem obtido demasiada dificuldade em controlar os incêndios que ganharam atenção internacional, mostrando não apenas a exacerbada situação, como a ineficaz ação do governo brasileiro em conseguir controlar o caos instaurado pelas chamas. De forma que, a população das áreas afetadas estão perdendo suas moradas e local de trabalho, sendo necessário o deslocamento imediato.
Outrossim, o desregulamento climática é uma das principais causas desse impasse: lugares antes de grande umidade e chuvas, com secas que duram meses. Com isso, animais de diversas espécies estão morrendo ao tentar fugir do fogo. Além disso, atos criminosos e o desmatamento florestal prejudicam ainda mais o bioma. Ademais, como já disse Paul Atson: " Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente".
Portanto, deve-se criar medidas para resolver essa problemática como, o Ministério do Meio Ambiente deve com ajuda internacional, conter de forma mais eficaz as chamas; dar amparo aos desabrigados e resgate dos animais em situação de perigo, deslocando-os para lugares seguros. Como também, ter uma fiscalização mais rigorosa para que se diminua os atos criminosos. E assim, o ecossistema nacional possa ser resgatado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.