
REDAÇÃO:
A cultura do cancelamento surgiu nas redes sociais como uma forma de expor e de expressar posicionamentos sobre os acontecimentos do “mundo real”. Com um celular e acesso à internet, é possível engajar a sociedade sobre questões importantes. Entretanto, julgamentos premeditados podem causar danos irreparáveis à vida de inocentes.
Em princípio, o ato do “cancelamento” é uma forma de protesto ativo contra as ações ou as opiniões consideradas impróprias, no ambiente real ou virtual. Esse ato tem como objetivo utilizar o poder dos usuários, como um coletivo, a fim de criar uma pressão social na internet sobre a pessoa “exposta”, e assim, gerar consequências negativas ao “cancelado”. Uma dessas ações de cancelamento mais recentes teve como alvo o influenciador e ex-deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, que teve conversas pessoais, de conteúdo machista, sobre as vítimas ucranianas do recente conflito com a Rússia, divulgadas nas redes sociais. Desta forma, o famoso em questão, além de perder o engajamento em suas páginas de divulgação e perder o apoio de aliados políticos, ele também foi pressionado para renunciar ao seu cargo na câmara de deputados do estado.
Contudo, a cultura do cancelamento também pode ser retratada com a digitalização de ferramentas sociais mais primitivas, de julgamentos premeditados, subjugação e fomento do ódio contra minorias ou grupos que não se adequam a padrões sociais. Assim, os “tribunais da internet” surgem como forças extrajudiciais, que condenam ao cancelamento, pessoas, baseando-se no senso comum e sem direito a defesa. Esses julgamentos parcial e precoce podem afetar pessoas sem culpa, como ocorreu no caso no qual o jogador de futebol Neymar foi acusado de estuprar uma jovem. O atleta foi absolvido da justiça comum, porém considerado culpado e afetado negativamente pela internet.
Diante do exposto, apesar de ser uma forma de exercer o direito de discordar e não incentivar atos irregulares. A cultura do cancelamento pode ser usada de modo a destruir a imagem de pessoas sem uma prévia análise da situação ou que não se encaixe nos padrões admitidos pelas comunidades e militâncias digitais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.