Atentando para que o percentual de água potável no planeta terra é de número baixíssimo, estando ele numa faixa restrita de aproximadamente 4% em todo globo terrestre, e que a atenção governamental e de grandes potencias globais não estão voltadas para o coeficiente insuficiente que temos creditado de água, podemos estipular uma reta decrescente de como a sociedade padecerá a esse desuso, dando ênfase as classes de mais baixa posição, que indubitavelmente passarão por períodos mais longos e dolorosos de seca, no contexto de possuírem menos recursos e artifícios a serem manobrados em caso de uma emergência hídrica.
Por conseguinte, a ausência desse recurso natural não somente atingirá o ser humano: Biomas, ecossistemas, climas típicos, e não distante desses, os animais que habitam neles, todos serão inegavelmente feridos, com o soluto de espécies em extinção, solos inférteis e áridos com facilidade de queimas naturais e contaminação do ar. De súbito, fontes de energias hidrelétricas também serão contaminadas por essa falta, tendo elas a água como fonte principal para obtenção de energia.
Portanto, cabe ao governo de cada massa não apenas conscientizar seu povo, como provocar uma mudança radical no tratamento hídrico de sua região, podendo esse ser por meio de projetos de melhoria no saneamento básico até propagandas que estimulem o uso consciente desse recurso. Adendo que o uso individual de cada sujeito é importante, mas pondo em comparação ao desgaste de grandes indústrias, acaba beirando o infrutífero.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.