Em primeira análise, muitos dos confrontos são motivados pela ambição dos líderes de países, que em alguns casos foram superpotências, podemos mencionar como exemplo a Alemanha nazista, governada por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial que buscava retomar o território perdido na guerra anterior e aumentar o seu poder e influência. Outro grande problema está no fato de que muitas vezes ocorre a violência de soldados contra pessoas inocentes que não possuem nenhum tipo de relação com o confronto, um exemplo disso é o Holocausto que ceifou a vida de milhares de judeus em campos de concentração.
Em segunda análise, outro fator que é desencadeado é a convocação obrigatória de jovens a partir dos 18 anos para lutarem por seu país mesmo estes não possuindo a mínima ideia sobre o que está acontecendo ou sequer apoiando a ideologia da sua terra de origem. A música "Fortunate Son" da banda de rock Creedence Clearwater Revival faz uma crítica a esse fato enquanto problematiza a situação dado o contexto histórico da época em que o público presenciava o desenrolar da guerra do Vietnã que dividiu bastante a opinião pública da população norte-americana e de vários lugares do globo.
Diante disso, as possíveis resoluções que os países podem propor para amenizar as tensões e buscar a paz mundial estão a criação de blocos econômicos, assim governos desenvolvem um diálogo mais amigável entre si e dão mais ênfase no desenvolvimento doméstico sem ficar tanto no militarismo e por consequência acabar criando hostilidade com outros vizinhos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.