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A Constituição Federal de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa as causas e consequências da obesidade no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a obesidade no Brasil. Nesse sentido, a falta de ambientes acessíveis de exercício físico para ampla população e a facilidade de consumir alimentos ultraprocessados implica diretamente na causa de tal problemática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista, John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar as consequências que isso trás a sociedade como impulsionador da obesidade no Brasil. Segundo dados estatísticos a saúde da população brasileira tem piorado através dos anos. Diante de tal exposto, as pessoas tem problemas crônicos mais frequentes e isto atinge também a população mais nova que está cada vez mais sedentária devido ao aumento das cidades. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio das escolas, promova a educação a alimentar e incentivo a prática de atividades físicas- por meio de palestras com educadores da área da saúde e atividades escolares- a fim de criar cidadãos conscientes sobre o cuidado da saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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