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#58300
De modo ficcional, o filme "Modo Avião" retrata sobre uma jovem influenciadora digital que depende das redes sociais para obter o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Apesar de ser uma ficção, na realidade, tal dependência também está presente na vida dos jovens brasileiros, haja vista a utilização da internet para realizar a prática da superexposição e como uma opção de entretenimento. Com isso, urge a análise das causas e consequências dessa problemática em questão no Brasil.

A princípio, é importante destacar que a prática da superexposição nas redes sociais intensifica a dependência digital e permite que muitos jovens se tornem alienados por causa desse cenário preocupante. A partir disso, segundo o empresário e magnata Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo". Sendo assim, ela já faz parte do cotidiano de muitas pessoas de forma excessiva e prejudicial para a saúde física e mental da população.

Ademais, vale salientar que a utilização dos aparelhos digitais facilitam o entretenimento, porém o seu uso inadequado impedem a autonomia do usuário em suas atividades diárias e, consequentemente, contribuem com os riscos do sedentarismo. Nesse sentido, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Logo, nota-se que é fundamental uma educação digital para orientar e diminuir essa dependência dos jovens da contemporaneidade.

Portanto, diante das causas e consequências da problemática em questão, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a educarem sobre como evitar o uso excessivo dos meios digitais, por meio de aulas que abordem tal temática semestralmente. Assim, o objetivo é formar uma geração mais autônoma em seu desenvolvimento profissional e pessoal de forma contrária ao que ocorre inicialmente com a influenciadora digital do filme " Modo Avião".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 154

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 157

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 143

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 151

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 157

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#58448
TEMA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DEPENDÊNCIA DIGITAL DOS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE

CORREÇÃO (X)

De modo ficcional, o filme "Modo Avião" retrata sobre uma jovem influenciadora digital que depende das redes sociais para obter o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Apesar de ser uma ficção, na realidade, tal dependência também está presente na vida dos jovens brasileiros, haja vista a utilização da internet para realizar a prática da superexposição e como uma opção de entretenimento. Com isso, urge a análise das causas e consequências dessa problemática em questão no Brasil.(1)

A princípio, é importante destacar que a prática da superexposição nas redes sociais intensifica a dependência digital e permite que muitos jovens se tornem alienados por causa desse cenário preocupante(2). A partir disso, segundo o empresário e magnata Steve Jobs, "a tecnologia move o mundo". Sendo assim, ela já faz parte do cotidiano de muitas pessoas de forma excessiva e prejudicial para a saúde física e mental da população.

Ademais, vale salientar que a utilização dos aparelhos digitais facilitam o entretenimento, porém o seu uso inadequado impedem a autonomia do usuário em suas atividades diárias e, consequentemente, contribuem com os riscos do sedentarismo. Nesse sentido, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Logo, nota-se que é fundamental uma educação digital para orientar e diminuir essa dependência dos jovens da contemporaneidade.

Portanto, diante das causas e consequências da problemática em questão, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a educarem sobre como evitar o uso excessivo dos meios digitais, por meio de aulas que abordem tal temática semestralmente. Assim, o objetivo é formar uma geração mais autônoma em seu desenvolvimento profissional e pessoal de forma contrária ao que ocorre inicialmente com a influenciadora digital do filme " Modo Avião".

OBSERVAÇÕES:
(1)-Não utilize essas frases genéricas em seu texto. Há casos até que é desconsiderado essa parte do texto, quando são genéricos.
(2)-Achei estranho essa parte. Acho que ficaria melhor assim: ...por causa desse cenário, o que é preocupante OU ...por causa desse cenário, que é preocupante.
(3)-Faltou desenvolver mais as suas ideias no primeiro parágrafo. Você poderia ter falado como a alienação da internet é maléfica, já que você fala de alienação. Um repertório menos genérico funcionaria melhor para comprovar o seu argumento.
(4)-O segundo parágrafo está melhor. O que eu não achei bom foi só você trazer o sedentarismo como problema da dependência da internet, mas tudo bem.
(5)-Proposta de intervenção completa.

É isso. Qualquer objeção ou dúvida do que falei, pode me marcar. Espero as suas próximas redações. :D Até a próxima.

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