Nessa perspectiva, é válido ressaltar a ineficiência administrativa, expressa firmemente pela “burocracia excessiva" e a lacuna na atuação estatal em oferecer apoio adequado como fatores que infelizmente corroboram para o contínuo avanço ilegal em territórios indígenas. Tendo em mente o julgamento de John Rawls, revelado na obra “Uma teoria da justiça”, para se alcançar uma sociedade justa, é necessário haver leis e princípios que sejam iguais para todos. Fica claro, pois, que referida asserção vem em encontro com a constituição de 1988, no que condiz à igualdade como um todo. Entretanto, hodiernamente, torna-se evidente como tal conjuntura não passa de uma utopia na vida dos brasileiros, haja vista que a falta de delimitação das terras indígenas, marcada por pontos complexos e demorados, pode criar uma situação de vulnerabilidade, permitindo que, vilmente, pessoas ou empresas invadam essas áreas de maneira mais fácil.
Além disso, um fator agravante dessa situação-problema emerge da supremacia da busca pela excelência da vida pessoal, em detrimento do bem coletivo. No entanto, assim como defendia John Locke, renomado filósofo inglês e pai do liberalismo, "O homem nasce como se fosse uma folha em branco". Essa declaração enfatiza a ideia de que a ganância e o Individualismo não são inerentes ao ser humano, mas sim uma construção social que pode ser modificada por meio de uma educação adequada e de uma conscientização coletiva. A sociedade é o alicerce do governo. Se esta agir isoladamente, a base se corrompe e a igualdade se dissolve.
Destarte, indubitável se faz que, enquanto a Constituição ergue muralhas de direitos, a realidade revela a fragilidade de suas pedras. Assim, visando efetivar uma genuína igualdade, que ultrapasse as barreiras das meras palavras, o Estado, em conjunto com os três poderes basilares (Executivo, Legislativo e Judiciário), deveria instituir uma série de incentivos e suportes em relação à delicada questão da demarcação das terras indígenas. Essa abordagem poderia ser implementada por meio da criação de postos avançados especializados no tema, bem como pela disponibilidade de profissionais capacitados a prestar o suporte necessário e prestar serviços essenciais. À escola, formadora de valores, caberia a promoção periódica de palestras para mudar a mentalidade de cada cidadão. Apenas assim, poder-se-á experienciar um futuro digno e uniforme para todos com todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada