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#51219
"Na infância bastava sol lá fora e o resto se resolvia". Nesse verso citado pelo poeta Fabrício Carpinejar, nota-se um contraste com o atual cenário da juventude brasileira que prefere trocar um dia de sol para brinca pela tela de um celular, vídeo game e do computador. Nesse contexto, a dependência digital, como o próprio nome diz, corrabora para o vício dessa tecnologia como também dificulta o processo de socialização que é tão importante nessa fase da vida desses juvenis.

Em primeira análise, é importante destacar que a média de horas por pessoa que está utilizando ao dispositivo tecnológico vem crescendo nos últimos anos, do qual é identificado o vício nos indivíduos de tal forma que quando o uso do aparelho lhe é negado os sintomas da abstinência são semelhantes ao de um usuário de drogas. Nessa esfera, o dramaturgo George Bernard Shaw cita que a "ciência nunca resolve um problema sem criar outro", é possível constatar então que a indústria digital que tem o fim de facilitar a vida do ser humano transformou-se num problema maior tal como Shaw disse.

Paralelo a isso, vale ressaltar que o período entre a adolescência até a vida adulta é de extrema importância, haja vista que nesta fase que o de menor inicia a sua socialização com o mundo. No entanto, por causa da dependência tecnológica as pessoas estão optando por ficar em casa ao invés de sair coletivamente. Nesse sentido, a "Teoria Habitus" do sociólogo Pierre Bordieu, de que certos padrões são impostos, naturalizados e, posteriormente praticados pelos indivíduos, envidência a problemática da normalização de estar em frente à uma máquina em detrimento de estar com um grupo de amigos fato este que estimula à depressão.

É necessário, portanto, medidas que possam mudar esse cenário. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Educação em parceria com instituições que ajudam jovens no processo de afastamento tecnológico, criarem um projeto do qual palestras serão feitas para pais e filhos expondo sobre os riscos que ocorrem quando o meio virtual é usado de forma indevida, com o propósito de conscientizar esses indivíduos sobre a sua própria postura online. Dessa forma, as pessoas poderão voltar a apreciar um dia de sol tal como citou o poeta Fabrício.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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