Antes de tudo, a herança do passado mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse âmbito, apenas na década de 1980 a palmatória -prática utilizada para punir crianças nas escolas- foi proibida, todavia isso não significou o fim da violência infantil dentro das casas brasileiras e tal hábito perpetua até os dias atuais, passado em gerações. Sob esse viés, é inaceitável que essa agressão continue a existir como algo normal na sociedade e deve ser combatida.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de conhecimento da população acerca das consequências do abuso infantil. Segundo o filósofo Immanuel Kant, " o sábio pode mudar de opinião, mas o ignorante, nunca ", essa frase resume a realidade desse problema, já que os pais batem em seus filhos sem estarem cientes dos danos que isso causa para a criança que se torna um adulto ansioso ou agressivo. Logo, é preciso orientar a população dos danos psicológicos desencadeado pela punição física.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar o castigo físico em crianças na sociedade brasileira. Para isso, tanto o Ministério da Saúde quanto a Mídia devem divulgar propagandas informativas apresentadas por profissionais, como psicólogos, alertando as consequências dos maus tratos infantil através de canais de tv e redes sociais famosas com o objetivo de alcançar uma grande parcela da população e assim os pais e parentes estarão conscientes e irão denunciar possíveis casos de agressão na família. Dessa forma, uma força finalmente será exercida sobre o problema, como segue a Lei da Inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.