Por Felipin2003
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Hoje no mundo, é comum as pessoas reproduzirem frases que provêm do capacitismo, por exemplo: “você tem um filho especial porquê você é especial” ou “foi coisa divina! as vezes se fosse normal daria mais trabalho aos pais”. Por mais que a intenção de quem dirige este tipo frase seja boa, elas soam com preconceituosas já que pessoas com deficiências devem ser incluídas no nosso meio de convivência e não serem destacadas como seres diferentes. Isso infelizmente ainda ocorre com frequência e alguns argumentos serão mostrados para a compreensão do que é o capacitismo e como acabar com ele.

Em primeiro lugar, quem deve incluir estas pessoas? A pedagoga Leticia Butterfield diz a seguinte frase: “Inclusão é o direito daqueles que precisam, incluir é o dever de todos” respondendo à pergunta. Todos têm o direito de serem tratados da mesma forma, dessa maneira é problemático rotularmos pessoas deficientes como alguém incapacitado de realizar tarefas, mesmo que sejam difíceis ou compará-las as pessoas que não possuam deficiência. Sendo assim é preciso uma reorganização na forma de pensar sobre estes problemas e respeitar.

Dando sequência, todos devem ter as mesmas oportunidades. Uma certa pessoa já dizia: “Seja quem for, seja qual for a posição social, a cor da pele, a identidade de gênero, a deficiência visual, de fala, entre outras. As oportunidades dadas na vida de um ser humano são de grande importância para o seu crescimento pessoal e profissional...”. Por isso é necessário a inclusão dessas pessoas em nossas rotinas para que elas não se sintam excluídas e consigam achar seu papel na sociedade.

Por fim, temos que começar por nós antes de culpar algo maior como o sistema, mas como? Mudando a forma de pensar e permitindo que essas pessoas tenham a oportunidade de realizarem seus sonhos, por isso o respeito é essencial. A implantação de projetos com a assistência aos deficientes deve ser mais frequente, cabe ao governo que faça isso. Acabando com o capacitismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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