Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130627
A série "Black Mirror", no episódio "Hated in the Nation", retrata uma visão distópica sobre o poder das redes sociais e sua cultura do cancelamento, explorando o julgamento e o ódio público que podem resultar em consequências fatais. De maneira análoga, essa conjuntura não está distante da realidade brasileira, no qual o índice da cultura de ostracismo on-line é bastante persistente na sociedade. Dessa maneira, é crucial examinar os geradores desse triste contexto: o comodismo social e a manipulação midiática.

Inicialmente, é válido ressaltar que a conveniência de terceiros é uma das principais fragilidades desse cenário. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, em seu conceito de "violência simbólica", os mecanismos pelos quais as estruturas sociais, culturais e simbólicas mantêm e reproduzem desigualdades de poder não se baseiam em formas diretas de coerção física, e sim nas normas de percepções e comportamentos. Nessa perspectiva, nas mídias midiáticas, as diretrizes culturais e valores predominantes exercem uma influência coerciva velada sobre os usuários, nos quais os indivíduos que divergem desses preceitos podem ser alvo de cancelamento, um processo no qual são expostos a críticas públicas, racismo e perda de posição nas comunidades on-line. Dessa forma, tal fenômeno reflete a maneira como as regras são naturalizadas e internalizadas pela sociedade, e precisam ser analisadas cuidadosamente.

Além disso, é crucial destacar que a manipulação de notícias pode gerar inúmeros distúrbios psicológicos para os envolvidos. Sob essa ótica, a cantora Luísa Sonza se afastou das redes virtuais em 2021 após uma série de comentários e mazelas ofensivas de internautas devido ao fim do seu relacionamento amoroso, desenvolvendo consigo problemas psicológicos. Em vista disso, por causa dos ataques baseados em boatos nas mídias sociais, as vítimas sofrem ameaças e críticas pejorativas, levando a adversidades mentais como depressão e ansiedade. Por conseguinte, tais transtornos, quando não são tratados, se agravam, e os indivíduos linchados podem apresentar pensamentos suicidas e, infelizmente, chegam de fato a se matar por não aguentar tantos ataques em suas redes.

Portanto, é crucial pressionar por mudanças nas altas taxas de cancelamento nas redes do país. Para isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a Câmara Federal, deve criminalizar a prática de linchamentos virtuais, incluindo a imposição de multas e trabalho comunitário por 3 meses aos infratores, visando responsabilizá-los por prejudicar as vítimas desse quadro. Com isso, essas sanções devem ser implementadas por meio de novas legislações específicas, que contarão com a colaboração de advogados e especialistas em direito digital. Ademais, o MJSP, em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, precisa intensificar campanhas de conscientização nas redes sociais, envolvendo influenciadores, psicólogos e educadores, para alertar sobre os impactos negativos do cancelamento e promovendo respeito e tolerância. Desse modo, essas medidas visam aprimorar a sociedade brasileira, reduzindo a condenação social e tornando o Brasil um país mais justo e respeitoso.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
108 Exibições
por CiscoGO
7 Respostas 
467 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
120 Exibições
por jshay27
O discurso de ódio nas redes sociais
por Raiara18    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Raiara18
0 Respostas 
118 Exibições
por bbelz
1 Respostas 
124 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
90 Exibições
por evelynms
0 Respostas 
108 Exibições
por jennylopes
5 Respostas 
455 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
363 Exibições
por rodriguees29

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Racismo

Histórias, registros, escritos, não é conto, nem f[…]

Em sua obra “ Cidadão de papel”, o escritor Gilber[…]

Visto que a violência contra a mulher tem aumentad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM