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Por ClaraVann
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#73737
A constituição Federal de 1989, documento jurídico de suprema importância no país, prevê em seu artigo 5º, o direito à liberdade como inerente a todos os cidadãos. No entanto tal prerrogativa não se tem reverberado com ênfase, na pratica, observa-se o cancelamento, dificultando a universalização desse direito social, diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a verificação dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do cancelamento. Nesse sentido, jovens na internet, quando não se encontram em sintonia com os demais, é feita a exclusão social no mesmo ambiente virtual. Essa conjuntura, segundo o filosofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre a função que lhe foi destinada, de garantir que os cidadãos desfrutem de diretos indispensáveis. como a liberdade.
Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia como um propulsor do cancelamento. Segundo pesquisas feitas com adolescentes entre 14 e 17, 25% dos entrevistados revelaram pensamentos suicidas e grandes medos referentes ao cancelamento.
Depreende-se portanto a necessidade do combate à esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de campanhas de conscientização, incentive os jovens a desenvolverem empatia, para mostrar o impacto que as palavras podem ter na vida alheia, a fim de reduzir a exclusão social em massa. Paralelamente, é imperativo que haja fiscalização por parte dos criadores das redes sociais. Dessa maneira se consolidará uma sociedade mais consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Reinahnda
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#73916
— Olá! Vou corrigir sua redação. Não sou nenhuma profissional, mas espero que eu consiga te ajudar.

INTRODUÇÃO

— vamos analisar em partes:

"A constituição Federal de 1989, documento jurídico de suprema importância no país, prevê em seu artigo 5º, o direito à liberdade como inerente a todos os cidadãos." (até aqui tudo bem 👍)
"No entanto (faltou vírgula) tal prerrogativa não se tem reverberado com ênfase, na pratica, observa-se o cancelamento, (eu te aconselho a colocar aqui o nome completo do tema da redação, "cancelamento cibernético", ao invés de "cancelamento" somente) dificultando a universalização desse direito social(faltou ".")
(esse trecho "No entanto tal prerrogativa não se tem reverberado com ênfase, na pratica, observa-se o cancelamento, dificultando a universalização desse direito social" ficou mal formulado. Era melhor ter escrito assim: "No entanto, tal prerrogativa não tem-se reverberando, na prática, quando observa-se o cancelamento cibernético como barreira para a universalização desse direito social."
"diante dessa perspectiva, (lembre-se de que toda frase após "." se inicia com letra maiúscula) faz-se imperiosa a verificação dos fatores que favorecem esse quadro." (você não deixou clara a sua tese. É importante deixar seus argumentos bem claros, já que a tese é o resumo do desenvolvimento que será escrito)

DESENVOLVIMENTO 1

"Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do cancelamento. Nesse sentido, jovens na internet, quando não se encontram em sintonia com os demais, é feita a exclusão social no mesmo ambiente virtual. (você deveria ter escrito esse trecho assim: "[...] os jovens na internet, quando não se encontram em sintonia com os demais, promovem a exclusão social no mesmo ambiente virtual.")
"Essa conjuntura, segundo o filosofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre a função que lhe foi destinada, de garantir que os cidadãos desfrutem de diretos indispensáveis (faltou vírgula aqui)como a liberdade."

* Nesse parágrafo faltou um encerramento ☹️*

DESENVOLVIMENTO 2

"Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia como um propulsor do cancelamento. Segundo pesquisas feitas com adolescentes entre 14 e 17, 25% dos entrevistados revelaram pensamentos suicidas e grandes medos referentes ao cancelamento." (quais pesquisam? É importante citar as fontes para validar seus argumentos)

* Nesse parágrafo faltou um encerramento. ☹️ *

CONCLUSÃO

Depreende-se portanto a necessidade do combate à esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado (agente), por intermédio de campanhas de conscientização (ação), incentive os jovens a desenvolverem empatia (meio/modo), para mostrar o impacto que as palavras podem ter na vida alheia (detalhamento), a fim de reduzir a exclusão social em massa (finalidade). Paralelamente, é imperativo que haja fiscalização por parte dos criadores das redes sociais. Dessa maneira se consolidará uma sociedade mais consciente. (é recomendável que se retome a introdução)

* Sua conclusão tem todos os cinco elementos da proposta de intervenção: agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento. *

— Sua pontuação:

➡️ C1: 120*
➡️ C2: 40**
➡️ C3: 40***
➡️ C4: 120****
➡️ C5: 160*****

➡️ Total: 480

*: Seu texto está bem escrito, porém notei bastante erros ortográficos e gramaticais.

**: Algo que pesou bastante na sua redação foi a fuga do tema. O tema proposto aqui era sobre a exposição exagerada à internet, mas você acabou escrevendo sobre os problemas da cultura do cancelamento. Embora a exposição e o cancelamento ocorram na internet, o segundo não tem muito a ver com o problema abordado no tema desse tópico. Leia a proposta de redação com muita atenção para não fugir do tema, pois isso pode acarretar em zero.

***: Você usou um modelo pronto de redação — e não tem nada de errado nisso. Mas o problema é que você não conseguiu encaixar o modelo no tema. Lembre-se que os modelos prontos devem se adaptar ao tema e não o contrário.

****: Você usou vários conectivos, o que é muito bom para o texto fluir. Mas notei uma certa bagunça na organização da sua redação. Estude melhor a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

*****: Gostei da sua conclusão. Como já falei, sua conclusão tem todos os 5 elementos da proposta de intervenção, mas você poderia melhora-la, pois ficou muito no senso comum.

É isso. Espero que tenha te ajudado. E não desista porque você tirou nota baixa na redação. Faça melhor da próxima vez e repita o processo até conseguir uma nota boa. Confie no seu potencial ☺️
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