Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do cancelamento. Nesse sentido, jovens na internet, quando não se encontram em sintonia com os demais, é feita a exclusão social no mesmo ambiente virtual. Essa conjuntura, segundo o filosofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre a função que lhe foi destinada, de garantir que os cidadãos desfrutem de diretos indispensáveis. como a liberdade.
Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia como um propulsor do cancelamento. Segundo pesquisas feitas com adolescentes entre 14 e 17, 25% dos entrevistados revelaram pensamentos suicidas e grandes medos referentes ao cancelamento.
Depreende-se portanto a necessidade do combate à esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de campanhas de conscientização, incentive os jovens a desenvolverem empatia, para mostrar o impacto que as palavras podem ter na vida alheia, a fim de reduzir a exclusão social em massa. Paralelamente, é imperativo que haja fiscalização por parte dos criadores das redes sociais. Dessa maneira se consolidará uma sociedade mais consciente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.