Avatar do usuário
Por Marcela01
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112507
De acordo com a Constituição de 1988, todo indivíduo brasileiro tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para isso, o Poder Público deve preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais. Porém, a atual situação da mobilidade urbana impede a real efetivação dela. Dessa forma, a alta concentração humana em grandes centros urbanos e a falta de políticas públicas que aumentem o transporte público, são fatores que corroboram da perpetuação da carência de sustentabilidade no trânsito.

Diante desse cenário, o êxodo rural, ou seja, a fuga de moradores do campo para a cidade, é um dos principais motivos que corroboram na falta de sustentabilidade no trânsito urbano. Nesse contexto, a superpovoação das grandes cidades leva ao consequente aumento da circulação de veículos motorizados, o que gera maior produção de gás carbônico lançado na atmosfera desde a Revolução Industrial na Inglaterra. Logo, a aglomeração exacerbada de indivíduos nos centros urbanos que gera um conglomerado excessivo de gás poluentes na atmosfera, deve ser resolvida.

De outra parte, o Estado também colabora com o referido problema. Nesse sentido, o desleixo com o transporte público que é carente em conforto, segurança e rapidez gera aumento massivo do trânsito. Além disso, a desregulamentação de obras urbanas não adequadas para o panejamento da cidade e a insegurança das ciclovias são fatos que levam o cidadão a aderir seu transporte privado. De acordo com o escritor José Saramago, ‘’É necessário sair da ilha para ver a ilha’’, mostra que é preciso olhar de fora para depreender uma certa situação. Assim, a falta de cuidado do Governo com as questões sustentáveis na mobilidade urbana, deve ser superada.

Portanto, os agentes que dificultam a mobilidade urbana sustentável devem ser solucionados. Para isso, o Governo Federal, Poder Executivo Federal, deve aliar-se ao Ministério do Meio Ambiente para aumentar a consciência de sustentabilidade da população por meio de campanhas e anúncios publicitários assim como visar o aprimoramento das matrizes de transporte público brasileiras com o intuito de diminuir a emissão de gases nocivos. Com essas ações, a Constituição brasileira estará sendo cumprida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
111 Exibições
por Gimartinelli
1 Respostas 
240 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
136 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
70 Exibições
por katia2
0 Respostas 
254 Exibições
por Alunmel
0 Respostas 
1204 Exibições
por giezg
0 Respostas 
259 Exibições
por GiSchw
0 Respostas 
207 Exibições
por Sesiomls
1 Respostas 
121 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
66 Exibições
por denilson1346

Crítico. Tolerante. Consciente. Esperan&cce[…]

Desde o período antigo, filósofos co[…]

O trabalho sempre foi alvo de uma suposta valoriza[…]

Como tudo no mundo, os recursos tecnológico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM