• Avatar do usuário
#77174
A constituição Federativa do Brasil, afirma em seu artigo 6°, que todos os cidadãos têm direito à saúde. Conquanto, ao observarmos a obesidade infantil no Brasil, vemos que essa prerrogativa não tem sido assegurada na prática, impedindo assim, que este direito social de tamanha relevância seja universalizado. Neste sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge devido ao silenciamento e a má influência midiática.
Primeiramente, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções possam ser promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da obesidade infantil, visto que pouco se fala sobre o tema nas escolas e na mídia de massa, gerando a desinformação da maioria da população. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade e atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Ademais, convém enfatizar que a má influência midiática está entre as principais causas dessa epidemia. Sob esse viés, ao observarmos as propagandas alimentícias, vemos que os meios de comunicação influenciam as crianças a consumirem alimentos com alto teor de gordura e raramente apoiam causas saudáveis. Assim, inverter a lógica e colocar os direitos humanos em primeiro lugar é urgente.
Portanto, cabe ao MS, órgão responsável pela saúde pública no Brasil, criar campanhas de conscientização por meio de palestras em escolas e propagandas em canais televisivos a fim de alertar pais e crianças dos riscos de consumir determinados alimentos em excesso. Em paralelo, a mídia, em suas ações publicitárias, deve priorizar propagandas de alimentos saudáveis. Assim, o Brasil terá menos "cidadãos de papel", como defendeu Dimenstein em uma de suas obras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Percebe-se que no Brasil, de alguns anos pra c&aac[…]

A humanidade no decorrer da história tem lu[…]

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM