"A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro". A fala de Herbert Spencer vai de encontro a ideia de liberdade de expressão que se tem hoje. As pessoas se julgam no direito de falar o que bem entenderem, proferido, muitas vezes, um discurso de ódio carregada de preconceitos e ignorância, incitando a intolerância. Esse comportamento já foi analisado por Milene Cristina Santos no livro: "Intolerância Religiosa: do proselitismo ao discurso de ódio" publicado em 2017.
Outra motivação é o fanatismo religioso. Por definição este diz respeito ao excesso de admiração o selo cego e veemente em relação a uma religião, é um sentimento de cuidado excessivo, que não raramente produz desprezo e intolerância para concreto diferentes. Este fanatismo foi evidenciado por fundamentalistas da Igreja Universal do Reino de Deus que fizeram atentado em Ilê Axé Abassá de Orgum, um terreiro de candomblé localizado em Salvador, no final de 2006.
Levando em conta as suas causas e tendo a consciência de quem tolerância religiosa é um problema no Brasil que deve ser solucionado. Faz-se necessário que o Ministério da Educação implemente o estudo das religiões na grade curricular das escolas, públicas e privadas, como matéria obrigatória, incentivando a compreensão e o respeito para com a diversidade religiosa e visando o convívio pacífico e respeitoso em sociedade como resultado. Ademais a imprensa deve colaborar denunciando casos de intolerância e enfatizando sua gravidade de forma a alertar o público sobre o absurdo que esses casos representam para que as pessoas tomem conhecimento tenham consciência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada