Página 1 de 1

Caminhos para se promover a inclusão digital no Brasil

Enviado: 17 Ago 2021 18:34
por Nathanzin
O acesso à informação é uma das bases da democracia. De tal forma compete em maior peso que a responsabilidade é do estado brasileiro a promoção de caminhos para a inclusão digital. Portanto, medidas de disponibilização e capacitação devem ser implementadas para ser possível a inclusão digital no Brasil.
Diante disso, a disponibilização do acesso à internet torna-se uma prioridade para o governo, e uma necessidade para a população. Visto que, em 2020, o ministro das comunicações afirmou que inclusão digital e infraestrutura para banda larga móvel de qualidade seriam prioridade. Em vista disso, o alcance de uma internet de qualidade, móvel, poderia ser um grande auxílio a população.
Paralelamente, uma capacitação digital deve acompanhar os internautas, para que possam procurar e consumir conteúdos de qualidade. Pois, com a facilitação do acesso à informação, surgem perigos que afetam tanto o indivíduo quanto a sociedade, como malwares e fake News. Em suma, saber que site se pode confiar ou que link poder clicar se torna de extrema relevância no cenário contemporâneo e digital atual.
Portanto, disponibilizar e capacitação caminhos importantes a se considerar para a inclusão digital. Logo cabe primariamente ao governo disponibilizar internet móvel e fixa, seja através de banda larga ou através de redes comunitárias de internet, e também capacitar futuros internautas através de programas de ensino comunitário ou escolar. Por conseguinte, a inclusão ocorreria de forma continua e acessível para todos.