Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#47714
A alfabetização é muito importante para a sociedade. O incentivo da leitura e a sua inserção, desde a infância, é imprescidível para o desenvolvimento de uma geração consciente de seus direitos. No filme brasileiro, "Central do Brasil", o autor Walter Salles, aborda a vida de Dora, ex-professora, que ganha o seu sustento escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, são pessoas que querem falar com seus familiares. O analfabetismo ainda é presente, e isso afeta a população.
Primeiramente, é preciso compreender que é crescente a taxa de pessoas que são alfabetizadas no Brasil, sendo assim estamos evoluindo em comparação a outras épocas.
Entretanto, há brasileiros ainda não são alfabetizados, e por isso se encontram em situações menos favorecidas. Alguns motivos como a falta de incentivo, o preconceito, a evasão escolar e a falta de estrutura contribuem para que este fator se perpetue.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,3 milhões de brasileiros são analfabetos, essa problemática traz consequências negativas ao indivíduo. A pessoa encontra-se à margem da sociedade, e se sente incapaz intelectualmente, e em razão disso se sente acomodada a sua condição.Além disso, a desigualdade social é real; extinguir o analfabetismo é um propósito, mas traz outro desafio maior, o da exclusão social, ligado a aspectos como o acesso à cultura, justiça, moradia e trabalho, ou seja, a exclusão social uma das consequências da problemática, a baixa escolaridade faz com que as pessoas percam melhores oportunidade de emprego, fazendo parte das classes mais baixas.
Em soma, temos os analfabetos funcionais, aqueles que compreendem as palavras e os números, mas não conseguem ler um simples texto. De acordo com o Inseridor de Analfabetos Funcionais (Inaf), 3 a cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais. Eles fazem o uso das redes sociais, e por seres os alvos fáceis de fake news, espalham as notícias falsas, por falta de análise; prejudicando o progresso do país.
Portanto, a presença marcante do analfabetismo e a urgência por mudanças, que busquem intervir na questão é urgente. O Ministério da Educação deve tomar as medidas cabíveis, o incentivo através de escolas estruturadas; a distribuição de livros infantis, e as aulas que incentivem os alunos a ler, a inserção de aulas de alfabetização de adultos também é necessária. Os meios midiáticos deve por meio de propagandas incentivar os adultos inadiplentes a voltarem a estudar. Assim teremos uma geração alfabetizada, a educação é a agente da mudança
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Atualmente, vive-se a era das relaç&otild[…]

analfabetismo no Brasil

Atualmente, o analfabetismo ainda tem sido um prob[…]

De acordo com o sociólogo Émile Durk[…]

Podemos ver no filme "Muito além do Pe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM