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#49878
Seu corpo, minhas regras, minha ausência
Em uma tirinha de André Dahmer o leitor se depara com um homem em um psicólogo falando sobre seu sonho, descreve-o, está no útero de sua mãe, um local quente, confortável e com uma placa escrita propriedade do Estado. E como na ficção muitas mulheres perde a liberdade de seu corpo ou suas vidas pela ausência do Estado brasileiro ou pela sua moral diante de encarar um problema como o aborto clandestino.
Assim, pela ausência de meios para fazer o aborto legal mulheres arriscam suas saúdes em clínicas clandestinas para fazer um aborto, que resulta em 4 mortes diárias, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mortes causadas pelo fato do período da gravidez a imunidade do corpo estar baixa e a falta de higiene no local e nos equipamentos usados, além da ausência de profissionais.
E mesmo havendo leis de aborto legal, como em caso de estupro, algumas mulheres optam pelo aborto ilegal devido o medo de serem estigmatizadas, por causa do estupro ou por causa do aborto. No livro "Do preconceito aos padrões de consumo" da Adriana Nunon é apresentado dois tipos de sujeito estigmatizado, o sujeito desacreditável, que esconde e tenta sumir com seu estigma e o sujeito desacreditado, que tenta lidar socialmente com seu estigma. Então, no caso de gravidez na adolescência ou abuso algumas delas preferem optar pelo aborto ilegal devido ao medo de serem estigmatizadas.
Sendo assim, o Estado por meio do Executivo deve propor um decreto para legalizar o aborto para qualquer mulher no período de gestação de até 15 semanas pelo SUS, com serviço de psicológico para ela e familiares, seguindo os protocolos da OMS para abortos. para assim haver um Brasil com um Estado que respeita a liberdade do corpo feminino.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Muito obrigado Zaror (não sei mencionar)

GlendaMorais , Ashiley , XxDamastco , Jenif[…]

No cenário social vigente, o estigma associ[…]

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